Os dois concertos de Taylor Swift no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha), esta semana motivaram 25 queixas devido ao ruído junto das autoridades.
Durante os concertos, autoridades da capital espanhola realizaram 16 medições dos níveis de ruído, que serão agora entregues ao departamento para o Meio Ambiente da Câmara Municipal de Madrid.
Na quarta-feira, a Câmara Municipal anunciou que quaisquer concertos que ultrapassem os níveis de ruído impostos poderão resultar em multas às promotoras responsáveis, até ao valor de 20 mil euros. Ficam, no entanto, de fora dos dois espetáculos de Taylor Swift, que tiveram lugar nas passadas quarta e quinta-feira. À semelhança dos concertos da artista em Lisboa, na passada semana, os espetáculos da capital espanhola foram organizados pela Last Tour.
O Estádio Santiago Bernabéu, “casa” do Real Madrid, foi recentemente renovado de forma a poder acolher espetáculos de música ao vivo, tendo já recebido cinco. Desde esse período, as autoridades receberam várias queixas por causa do ruído da parte dos habitantes do bairro de Chamartín, onde se localiza o estádio.
Segundo a lei madrilena, o nível máximo permitido de ruído, das 19h às 23h, é de 58 decibéis.