Várias pessoas sem-abrigo de Edimburgo, capital da Escócia, foram forçadas a alojar-se temporariamente em cidades como Aberdeen e Glasgow.
De acordo com a “BBC News”, que cita a Shelter Scotland, uma organização de apoio aos sem-abrigo, em causa está o elevado número de turistas que a cidade irá acolher quando a “Eras Tour”, de Taylor Swift, ali chegar a 7, 8 e 9 de junho.
Para a organização, é “uma tremenda injustiça” que as pessoas sem-abrigo “tenham que competir” com os turistas por um alojamento em Edimburgo. Na Escócia, é obrigatório por lei providenciar um alojamento a todas as pessoas que declarem estar em situação de sem-abrigo.
Com a chegada da “Eras Tour”, os sem-abrigo de Edimburgo tiveram que abandonar os hotéis onde se encontravam alojados, tendo-lhes sido disponibilizados táxis para os transportar até outras cidades.
“Já recebemos relatos de pessoas à procura de um quarto a quem foi dito que tinham como única opção abandonar a cidade”, prossegue a Shelter Scotland. “Não basta o trauma pelo qual passa uma família sem-abrigo, ainda tiveram que se deslocar para longe dos seus empregos, da sua escola, da sua comunidade”.
Contatado pelo “NME”, um porta-voz da Câmara Municipal de Edimburgo recusou-se a prestar quaisquer comentários.