Blitz

Eurovisão: televoto português deu pontuação máxima a Israel

A canção israelita, interpretada por Eden Golan, obteve a pontuação máxima do televoto português no Festival da Eurovisão, que este sábado se realizou em Malmö, na Suécia

Corinne Cumming/UER

Israel obteve 12 pontos - a pontuação máxima - do televoto português, no Festival da Eurovisão.

‘Hurricane’, de Eden Golan, venceu o ‘voto popular’ em Portugal e em 14 outros países. No total, Israel somou 323 pontos através do televoto, ficando atrás da Croácia, que obteve 337 pontos.

Esta pontuação levou Israel a ficar-se pelo 5º lugar no concurso, após ter recebido apenas 52 pontos do júri. Em primeiro lugar ficou Nemo, representante da Suíça, com 591 pontos. Iolanda obteve o 10º lugar, com 152 pontos: 139 do júri e apenas 13 do televoto.

A presença de Israel no concurso gerou polémica desde o primeiro dia, devido à guerra em Gaza, que provocou a morte a cerca de 35 mil palestinianos. No dia da final, milhares de pessoas juntaram-se junto da Arena de Malmö, onde se realizou o concurso, para pedir a exclusão de Israel do concurso. Houve vários detidos, entre eles a ativista sueca Greta Thunberg.

Também antes da final, a delegação portuguesa pediu uma reunião de emergência com a União Europeia de Radiodifusão, para protestar situações de “assédio e perseguição” por parte da israelita. Durante o festival, as performances de Eden Golan foram recebidas com muitas vaias por parte do público

A pontuação do televoto português:

12 pontos - Israel
10 pontos - Ucrânia
8 pontos - França
7 pontos - Croácia
6 pontos - Suíça
5 pontos - República da Irlanda
4 pontos - Itália
3 pontos - Espanha
2 pontos - Arménia
1 ponto - Chipre