Blitz

“Ele mudou a minha vida e a de tantos outros para melhor”: Pixies, Nirvana, Jack White e Jarvis Cocker reagem à morte de Steve Albini

O mundo da música lamentou a morte de Steve Albini, músico dos Shellac e produtor conhecido pelo seu trabalho em álbuns como “In Utero”, dos Nirvana, ou “Surfer Rosa”, dos Pixies, entre muitos outros clássicos do rock independente

Steve Albini
Getty Images

O mundo da música reagiu com pesar à morte de Steve Albini, músico e produtor falecido esta quarta-feira aos 61 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Entre os tributos mais tocantes está o de Dylan Baldi, dos Cloud Nothings, cujo “Attack On Memory” (2012) foi produzido por Albini. “Ele tocou a vida de muita gente. Mudou a minha, e a de tantos outros, para melhor”, escreveu, no X.

Nessa mesma rede, os Nirvana partilharam uma carta que Albini lhes enviou, nos anos 90, antes das gravações de “In Utero”, onde reafirma que não quer qualquer percentagem de royalties sobre o disco e onde remata: “se um disco demora mais que uma semana a fazer é porque alguém fez porcaria”.

O festival Primavera Sound, onde os Shellac de Steve Albini eram uma espécie de “banda residente”, também lamentou a morte do músico. “Perdemos uma lenda, um amigo, um membro da família”, anunciou a organização.

Jack White, Jarvis Cocker, Pixies, Fred Armisen e Elijah Wood são outros dos nomes que lembraram Steve Albini, no dia da sua morte. Veja as reações: