Todas as bandas irlandesas que estavam anunciadas para o festival SXSW, que está a decorrer em Austin, no Texas, desde 8 de março e que encerra este sábado, declinaram a sua participação no evento. Os artistas desistiram de atuar depois de saberem que o exército dos EUA era um dos “patrocinadores principais” do evento.
Dez bandas irlandesas agendadas para atuar no festival SXSW anunciaram a sua desistência em solidariedade com o povo da Palestina. Os Kneecap, Sprints, Soda Blonde, Gavin James, Robert Grace, Mick Flannery, Chalk, Gurriers, Cardinals e NewDad abandonaram a conhecida mostra de música, cultura e artes que anualmente acontece em Austin, no Texas, recusaram atuar logo que foi conhecido que as forças armadas dos Estados Unidos da América patrocinavam o evento, sucedendo o mesmo com a empresa RTX que é cliente habitual do exército norte-americano, conhecida por fornecer armas a Israel.
Outras bandas financiados pela Irlanda do Norte, como os Enola Gay e Conchur, também desistiram, juntando-se aos artistas da República da Irlanda. Desta forma não há qualquer banda disponível para os showcases oficiais intitulados Music From Ireland. “Em vez dos showcases, os artistas farão uma declaração conjunta na Sala Velveeta, às 20h de quinta-feira, 14 de março, que será repetida na Flamingo Canteena, sexta-feira, 15, às 13h”, revelou o site britânico NME.
A Music For Ireland partilhou igualmente um comunicado em que afirmava que: “um dos valores fundamentais da Culture Ireland (promotores da Music From Ireland) e da Music from Ireland é o da liberdade artística e de expressão pelo que não mediamos ou aconselhamos artistas em relação às escolhas que fazem sobre qualquer assunto, seja político, artístico ou outro.” O SXSW também divulgou um comunicado sobre todas as bandas e artistas que cancelaram.
Artistas irlandeses abandonam festival SXSW em solidariedade com a Palestina
O festival que decorre em Austin, no Texas, até sábado, 16 de março, viu as bandas irlandesas em cartaz anunciar que cancelaram os seus concertos. O facto de o exército norte-americano ser um dos patrocinadores do evento foi decisivo