Exclusivo

Blitz

Grammys 2024: quem vai ganhar. Tudo sobre a cerimónia de domingo

SZA é a artista mais nomeada para os Grammys deste ano, mas Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Miley Cyrus, Foo Fighters e Lana Del Rey poderão sair vitoriosos da cerimónia do próximo domingo em Los Angeles. A lista de atuações é de luxo: Joni Mitchell, U2, Billie Eilish e Olivia Rodrigo estão confirmados, mas pode haver surpresas. Apresentamos-lhe o guia dos prémios mais importantes da indústria da música

Olivia Rodrigo nos Grammys 2022
Getty Images

A cerimónia de entrega da 66ª edição dos Grammys, os mais importantes prémios de música norte-americanos, realiza-se no próximo domingo, 4 de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, a partir das 20h locais, 1h da manhã de Portugal, sendo apresentada pelo comediante Trevor Noah. A lista de nomeações, que remete a música editada entre 1 de outubro de 2022 e 15 de setembro de 2023, é liderada por SZA, candidata a 9 prémios pelo álbum “SOS” e várias das canções nele incluídas.

Phoebe Bridgers e Victoria Monét receberam sete nomeações cada e com empatados com seis nomeações estão artistas como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Miley Cyrus, Billie Eilish, Boygenius, Jon Batiste ou o músico e produtor Jack Antonoff. Podem também sair da cerimónia com prémios Lana Del Rey, Arctic Monkeys, Drake, Foo Fighters, Ice Spice ou James Blake. Este ano, há três novas categorias: Melhor Performance de Música Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação de Pop Eletrónica.

A cantora portuguesa Maria Mendes está nomeada na categoria de Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais por ‘Com Que Voz (live)’, gravado com John Beasley e a Metropole Orkest.

Apresentamos a lista de nomeados nas categorias principais, apontamos os grandes favoritos à vitória e quem vai atuar na cerimónia (das confirmações aos rumores).