Blitz

Pedro da Silva Martins (Cara de Espelho): “A chico-espertice é uma doença hereditária que tem muita incidência em Portugal”

“Há aquela coisa que os pais dizem aos filhos: ‘sê mais esperto do que os outros’. Há uns anos, era assim: ‘estuda e arranja um bom emprego no Estado, porque o Estado é bom pagador’”. Pedro da Silva Martins, que se deu a conhecer com os Deolinda, fala, no Posto Emissor, da inspiração da canção ‘Testa de Ferro’, do novo “supergrupo” Cara de Espelho

Pedro da Silva Martins
Rita Carmo

Pedro da Silva Martins, músico do novo “supergrupo” Cara de Espelho, também conhecido por ter integrado os Deolinda e por escrever para artistas como Ana Moura, António Zambujo ou Lena d'Água, falou no podcast Posto Emissor sobre “a chico-espertice” portuguesa, que assume ter inspirado a canção ‘Testa de Ferro’, incluída no recém-editado álbum homónimo de estreia da nova banda.

“A chico-espertice é uma doença hereditária que tem muita incidência em Portugal”, começou por dizer o músico e compositor, “há aquela coisa que os pais dizem aos filhos: ‘sê mais esperto do que os outros’. Há uns anos, era assim: ‘estuda e arranja um bom emprego no Estado, porque o Estado é bom pagador’”.

Na formação dos Cara de Espelho estão, além de Pedro da Silva Martins, o seu irmão Luís José Martins, com quem partilhou os Deolinda, mas também Carlos Guerreiro, Nuno Prata, Sérgio Nascimento e Maria Antónia Mendes, músicos ligados, no passado e no presente, a bandas tão marcantes quanto Gaiteiros de Lisboa, Ornatos Violeta, Humanos ou A Naifa.

Ouça a resposta completa a partir dos 30 minutos e 16 segundos: