Blitz

Gravação de concerto de Bob Dylan foi descoberta: estava perdida há 48 anos

A 12 de maio de 1976, a mítica digressão “Rolling Thunder Revue” de Bob Dylan passou por Austin, no Texas (EUA). A gravação desse espetáculo esteve perdida até hoje

Bob Dylan em 1976
Getty Images

Foi redescoberta a gravação de um concerto que Bob Dylan deu em Austin, no estado norte-americano do Texas, a 12 de maio de 1976.

Este concerto fez parte da “Rolling Thunder Revue”, mítica digressão que decorreu entre 1975 e 1976, e na qual Dylan contou com vários convidados em palco, entre eles Joan Baez, Joni Mitchell ou Ramblin' Jack Elliott.

O concerto era um dos poucos desta digressão do qual não eram conhecidos quaisquer registos áudio, até hoje. Isso mudou há algumas semanas, quando Ray Padgett, autor do livro “Pledging My Time: Conversations with Bob Dylan Band Members” e criador do website para fãs de Bob Dylan “Flagging Down the Double E’s” publicou uma gravação tanto deste como de um concerto anterior, a 29 de abril de 1976, em Mobile, Alabama.

De acordo com a “Rolling Stone”, ambas as gravações eram pertença de David Hendel, que trabalhou como técnico de som na segunda etapa da “Rolling Thunder Revue”. Padgett tê-lo-á descoberto através de um comentário anónimo no website Setlist.fm, em que este afirmava ter em sua posse a cassete (com ambos os concertos) em questão.

O autor acabou a entrevistar Hendel, para o seu website: “Era forreta, por isso não tinha muitas cassetes”, afirmou o ex-técnico. “Muitas vezes estava a misturar o som e a não prestar atenção à cassete. A meio de uma canção, a fita acabava”.

Hendel admitiu ter gravado a cassete para seu proveito pessoal, dado que “muito poucas bandas com as quais trabalhei querem ouvir as gravações dos seus concertos”.

Do alinhamento deste espetáculo em Austin fazem parte canções como ‘I Want You’, ‘Idiot Wind’ ou ‘Knockin’ On Heaven's Door', esta última cantada ao lado de Rogan McGuinn, dos Byrds. Ouça aqui os dois concertos: