Blitz

Tom Morello, dos Rage Against the Machine, responde a quem criticou os Green Day por se assumirem contra Trump

Uma mensagem curta mas que diz tudo

Tom Morello respondeu aos apoiantes de Donald Trump, que no início do ano criticaram os Green Day por terem alterado um dos versos de ‘American Idiot’ para fazerem referência ao movimento ‘MAGA’.

No programa “Dick Clark's New Year's Rockin' Eve”, do canal de televisão ABC, transmitido durante o réveillon, os Green Day transformaram o verso ‘I’m not a part of a redneck agenda' em ‘I’m not part of the MAGA agenda', numa alusão ao movimento “Make America Great Again”, formado por apoiantes do ex-presidente.

Nas reações à atuação, contou-se uma de Elon Musk, multimilionário e dono da plataforma X, que afirmou que os Green Day “deixaram de se insurgir contra a máquina para, timidamente, a apoiar” - procurando esconder o facto de que faz parte dessa mesma “máquina”.

O canal Fox News também dedicou um segmento aos Green Day, com alguns comentadores a afirmar que “as pessoas estão fartas que as bandas rock venham pregar posições políticas”. “Façam aquilo em que são bons. Não são analistas políticos. Não conhecem as questões com que os norte-americanos se preocupam”, ouviu-se.

Estas declarações mereceram um comentário sarcástico de Tom Morello, cujos Rage Against the Machine sempre apregoaram posições políticas de esquerda: “Ai sim?”, escreveu.