Na primeira sexta-feira do ano, há muita música nova para começar a ‘aquecer os motores’. Com álbum novo, “Saviors”, a 19 de janeiro, os Green Day acabam de lançar um novo single, de título ‘One Eye Bastard’.
Quem também começou o ano com nova música é Liam Gallagher, dos Oasis, em colaboração com John Squire, dos Stone Roses. A canção chama-se ‘Just Another Rainbow’ e foi escrita pelos dois vultos da música britânica, que se encontram a trabalhar num álbum conjunto. “Acho que o John é um grande escritor de canções”, elogiou Liam Gallagher. “Toda a gente o elogia como guitarrista, mas também é ótimo a escrever canções.”
Por seu turno, John Squire acrescentou que ‘Just Another Rainbow’ é “sobre a desilusão e sobre nunca conseguirmos o que queremos. Mas até é dos temas mais animadores que escrevemos juntos, o que é estranho.”
Também de Inglaterra chega ‘Natural Magick’, tema novo dos Kula Shaker que serve de amostra ao álbum do mesmo título, previsto para 2 de fevereiro. No seu sétimo longa-duração, a banda de Crispian Mills reúne a sua formação original.
Em Portugal, uma das artistas revelação de 2023 continua a lançar nova música: ‘Vou Ficar Neste Quadrado’ é a nova canção da cantora-compositora Ana Lua Caiano e estará incluída no seu primeiro álbum, com saída prometida pare este ano.
De regresso está também Benjamim, com ‘As Berlengas (Parte 1)’, primeira amostra do trabalho “As Berlengas”, com lançamento previsto para 5 de abril, pela sua editora, a Discos Submarinos. Além de álbum, esta obra multidisciplinar contempla ainda um filme, realizado por Bruno Ferreira, e um espetáculo.
“Envolvida num limbo entre solidão e morte, a música d’ ‘As Berlengas’ procura a luz e redenção a partir de um espaço mental inventado, uma construção fantasiosa baseada em imagens do arquipélago que eu nunca tinha visitado – um exercício de escapismo que acaba por tomar proporções épicas no que toca a dimensão, formato e ambição”, pode ler-se na apresentação do trabalho.
No final de fevereiro chegará “Villains & Chieftains”, álbum do músico açoriano Pedro Lucas, que assina como P.S. Lucas. Apresentada como “canção-desabafo obre um mundo onde a inocência se vai sumindo acotovelada por todos os lados, esmagada por frases engendradas nessas agências de publicidade que vivem em cada um dos nossos corações”, ‘Villains’ é o primeiro single. P.S. Lucas é um dos artistas confirmados no festival Tremor, que decorre em março na ilha de São Miguel, nos Açores.
Outra novidade desta sexta-feira é ‘Regra dos Dois Simples’, dos SAL. A canção antecipa um novo álbum, a lançar este ano, e volta a cruzar rock e música tradicional portuguesa. “É uma canção alegre, que nos fará acreditar que o amor pode ser uma equação simples”, diz a banda de Sérgio Pires, João Gil, João Pinheiro, Daniel Mestre e Vicentes Santos.
Terminamos este primeiro ‘postal’ musical do ano com ‘Kool-Aid’, novo single dos Bring Me the Horizon, que este ano lançará o álbum “POST HUMAN: NeX GEn”.