Blitz

Massive Attack em novo EP por um cessar-fogo em Gaza

Três pesos-pesados da música alternativa britânica juntaram-se num EP em nome da paz

Massive Attack

Os Massive Attack, os Fontaines D.C. e os Young Fathers anunciaram o lançamento de um novo EP em conjunto, intitulado “ceasefire”.

O EP, que tem como objetivo apelar a um cessar-fogo imediato em Gaza, sairá a 1 de março e todas as receitas obtidas com o mesmo reverterão a favor dos Médicos Sem Fronteiras (MSF). As três bandas esperam conseguir angariar cerca de 172 mil euros com este projeto.

“ceasefire” estará disponível em formato digital e em vinil de 12'', com capa desenhada por Robert del Naja, dos Massive Attack - que pode ser adquirida à parte, numa edição limitada e autografada. Na contracapa está uma frase de Mahmoud Abu Nujaila, médico palestiniano que trabalhava com os MSF, e que foi assassinado durante um bombardeamento israelita: “Quem ficar até ao fim contará a história. Fizemos o que podíamos. Lembrem-se de nós”.

Em comunicado, del Naja fez referência a “cenas de horror, em Gaza, com hospitais e escolas bombardeados até virarem pó, e um número indescritível de civis, jornalistas e médicos inocentes assassinados”, algo que “só piorou com as mais de dez semanas de falhanços políticos abjetos”.

“Estamos fascinados com os médicos dos MSF que colocam as suas vidas em risco para salvar inocentes em Gaza. Este EP é uma homenagem a si. Estamos solidários com o povo da Palestina”.

Já os Fontaines D.C. dizem ter juntado a sua voz “à de milhões de pessoas por todo o mundo, no que diz respeito à exigência de um cessar-fogo e ao fim da ocupação brutal da Palestina por parte de Israel”.

Recorde-se que os Massive Attack regressam a Portugal em 2024, para um concerto no MEO Kalorama, festival onde os Young Fathers atuaram este ano. Já os Fontaines D.C. têm reencontro marcado com os fãs portugueses na próxima edição do festival Vodafone Paredes de Coura.