Faleceu Sara Tavares. A cantora e compositora tinha 45 anos e lutava há mais de uma década contra um tumor no cérebro. Estava internada no Hospital da Luz, em Lisboa, noticia a SIC Notícias.
Sara Alexandra Lima Tavares nasceu em 1978 em Lisboa. Ganhou notoriedade depois de vencer a primeira edição do concurso de talentos “Chuva de Estrelas”, da SIC, em 1994, com apenas 15 anos. No mesmo ano participou no Festival da Canção com ‘Chamar a Música’, tendo obtido o 8º lugar no Festival da Eurovisão.
Em 1996, lançou o seu primeiro álbum, com o coro de gostel “Shout”. Deu voz a ‘Soltar-se o Beijo’, sucesso de 1999 da Ala dos Namorados. No mesmo ano lança o seu segundo álbum, “Mi Ma Bô”, disco que reflete as suas raízes cabo-verdianas.
O seu álbum seguinte, “Balancê” surge apenas em 2005, lançado pela World Connection, depois de colaborações com Júlio Pereira e Filarmónica Gil nos primeiros anos dessa década. Mantém as ligações às músicas do mundo, obtendo os favores da crítica e chegando a Disco de Ouro.
Em 2008 lança o DVD “Alive in Lisboa”, que antecede novo álbum de originais, “Xinti”, lançado no ano seguinte, novamente pela World Connection.
Em 2012, grava um dueto com Nelly Furtado, ‘The Most Beautiful Thing’, num período em que se dedica sobretudo a colaborações com outros artistas, de Buraka Som Sistema a Carlão ou António Chainho.
Em 2017, edita ‘Fitxadu’, o seu quinto álbum em nome próprio, berço do single ‘Coisas Bunitas’, e com o qual foi nomeada para um Grammy latino. Assinou depois colaborações com Slow J na canção ‘Também Sonhar’ e Moullinex em ‘Minina di Céu’.
Em novembro de 2022, após longa ausência dos palcos, e quando já lutava há vários anos com um tumor no cérebro, regressou com a canção 'Grog d’Pilha’.
Questionada pela BLITZ sobre se esta canção poderia abrir o caminho a um novo álbum, a artista respondeu: “Acabei de vir do estúdio, portanto... Canções, álbum, EP... Não sei. Vou tentando fazer sair as canções com feeling”.
E assim fez: nos últimos dozes meses Sara Tavares lançou mais três canções, ‘Presensa’, ‘Mumentu’ e ‘Kurtidu’, esta última disponibilizada em setembro.