Os Rage Against the Machine entraram para o Rock and Roll Hall of Fame. A cerimónia realizou-se esta sexta-feira em Nova Iorque (EUA).
Apresentado por Ice-T, dos Public Enemy, o guitarrista Tom Morello aceitou a homenagem em nome de toda a banda, dizendo-se “grato pela química musical que partilhei com o Brad Wilk, o Tim Commerford e o Zack de la Rocha”.
“Como todas as bandas, temos perspetivas diferentes em relação a muitas coisas, incluindo entrar para o Rock and Roll Hall of Fame. A minha perspetiva é a de que esta noite é uma oportunidade gigante para celebrar a música e a missão da banda”, disse.
“Todos os dias há pessoas comuns que se fartam e ganham a coragem de se erguer por um país e um planeta mais humano, mais pacífico, mais justo. É isso que aqui celebro esta noite”.
O guitarrista enumerou, então, uma série de itens que os fãs dos Rage Against the Machine poderão seguir: “Sonhem em grande, e não se contentem com nada. Lutem pelo mundo que querem, sem compromissos ou desculpas. Não esperem por nós: os Rage não estão por cá, mas vocês estão”.
“Se têm um patrão, juntem-se a um sindicato. Se são estudantes, criem um jornal underground. Se são anarquistas, atirem tijolos. Se são soldados ou polícias, sigam a vossa consciência e não as vossas ordens. Se estão chateados por não terem conseguido ver os Rage Against the Machine ao vivo, formem a vossa própria banda, deixem-nos ouvir o que têm a dizer. Se são seres humanos, defendam o planeta antes que seja tarde demais”.
Recorde-se que os Rage Against the Machine se reuniram em 2022, para aqueles que seriam os primeiros concertos da banda em onze anos. Porém, uma lesão do vocalista Zack de la Rocha levou ao cancelamento de toda a digressão. O grupo ainda não esclareceu se essa reunião será remarcada.
Para o Rock and Roll Hall of Fame entraram, em 2023, e para além dos Rage Against the Machine, Kate Bush, Sheryl Crow, Missy Elliott, DJ Kool Herc, Willie Nelson, George Michael, Bernie Taupin e os Spinners.