Blitz

Acusado de plágio, Ed Sheeran vence processo judicial que durou seis anos

O músico foi absolvido de todas as acusações no caso que o opôs aos herdeiros de Ed Townsend, co-compositor de ‘Let’s Get It On', de Marvin Gaye

Ed Sheeran
Getty Images

Os herdeiros de Ed Townsend, co-compositor de ‘Let’s Get It On', de Marvin Gaye, viram rejeitado o seu apelo à sentença que ditou a absolvição de Ed Sheeran, num processo judicial que se arrastou por seis anos.

Em maio, o músico britânico foi considerado inocente pelo júri encarregue do caso. Os queixosos acusavam Sheeran de ter plagiado ‘Let’s Get It Own' na criação de ‘Thinking Out Loud’, um dos seus maiores êxitos.

À altura, Ed Sheeran chegou a declarar que, caso perdesse o caso, desistiria da música. No final, mostrou-se satisfeito: “Parece que afinal não vou ter de me reformar”, brincou, acrescentando: “Mas sinto-me incrivelmente frustrado por este tipo de queixa sem fundamento ter chegado a tribunal".

Os herdeiros de Townsend defendiam que as melodias de ambas as canções são semelhantes, algo que Sheeran não negou mas que conseguiu provar, com sucesso, terem base numa sucessão de acordes comuns a dezenas de outras canções - não estando por isso sujeitos a direitos de autor.