A cantora brasileira Anitta usou o Twitter para desabafar quanto à sua situação laboral, referindo-se ao contrato que a liga à editora Warner Music, e que diz estar arrependida de ter assinado.
Tudo começou quando Anitta respondeu a um fã que escreveu que o seu sonho era que a artista saísse da Warner e firmasse contrato com uma editora que a valorizasse e levasse a sua música aos topes de todo o mundo. “Somos dois”, comentou Anitta, desenvolvendo depois: “Meu amor, se tivesse uma multa para pagar eu já tinha leiloado meus órgãos, por mais caro que fosse, para sair fora. Mas infelizmente não tem. Quando a gente é nova e ainda não sabe muito tem que prestar muita atenção às coisas que assina… senão pode passar uma vida inteira pagando pelo erro”, alerta.
Questionada por uma fã, que pergunta se estes desabafos não podem piorar a sua situação junto da editora, Anitta responde com ironia: “E tem como ficar pior?”
Em 2020, Anitta alcançou sucesso com o álbum “Versions of Me”, alavancado pelo alcance da canção ‘Envolver’', atuando em eventos internacionais de grande projeção mediática, como o festival de Coachella e na cerimónia dos Grammys latinos.
Em 2013, a cantora assinou contrato com a Warner Music Brasil e, em 2020, com a Warner Music. Foi ao abrigo deste segundo contrato que lançou “Versions of Me”, tendo que editar mais dois álbuns para cumprir esse vínculo.
Esta não é a primeira vez que Anitta se queixa da Warner, assinala a “Billboard”, tendo a artista já afirmado que teve de financiar o vídeo de ‘Gata’, depois de a editora se recusar a investir no mesmo, alegando que as escutas da canção nas plataformas de streaming estavam aquém das expectativas. Na mesma altura, lamentou que a Warner só investisse no seu trabalho depois de as canções se tornarem virais no Tik Tok. Terá sido assim com ‘Envolver’, o seu grande êxito de 2022, que inicialmente, e antes de se tornar popular no Tik Tok, a editora alegadamente não queria lançar.
Anitta conta com o apoio dos seus fãs, que têm criticado a Warner Music por aquilo que entendem ser um fraco investimento de marketing nos seus lançamentos e que, nas redes sociais, criaram um movimento para “libertar” Anitta das suas obrigações contratuais.
Os admiradores de Anitta manifestaram-se também pela edição da remistura do single ‘Practice’, que a cantora diz estar pendente da Warner: “Quando vi que vocês gostaram, mandei imediatamente para eles e pedi para lançar, já tem bastante tempo. Mas as coisas só podem ser lançadas com autorização deles. Para estar no Spotify eles precisam autorizar e enviar.”
Contactadas pela “Billboard”, a presidente da Warner Music Brasil e o manager norte-americano de Anitta não comentaram estas declarações.