A 57ª edição do Festival RTP da Canção teve início este sábado com a realização da primeira semifinal do evento. A concurso estiveram 10 canções, tendo sido apuradas nesta eliminatória as primeiras sete para a final do concurso, que tem lugar a 11 de março.
Inicialmente, seria 6 o número de canções apuradas nesta semifinal mas a RTP fez saber que apurou automaticamente para a final ‘Sapatos de Cimento’, de Esse Povo, canção cuja votação, segundo a estação pública, terá sido prejudicada no televoto, devido à impossibilidade de nela se votar através de uma operadora de telemóvel. Ou seja, nesta semifinal foram apuradas 7 canções para a final, a que se acrescentarão 6 provenientes da eliminatória do próximo sábado.
Canções apuradas na primeira semifinal:
Churky - “Encruzilhada”
Cláudia Pascoal - "Nasci Maria"
Mimicat - "Ai Coração"
You Can’t Win Charlie Brown - "Contraste Mudo"
SAL - "Viver"
Esse Povo - “Sapatos de Cimento” (automaticamente apurada para a final devido a falha técnica na linha telefónica do televoto)
Neon Soho - "Endless World" (canção escolhida exclusivamente pelo público)
Canções eliminadas:
MoYah - "Too Much Souce"
Bolha - "Sonhos de Liberdade"
April Ivy - "Modo Voo"
A votação resultou da ponderação do televoto com a eleição de um júri constituído pelos músicos Alex D'Alva, Márcia, Carlos Mendes, Sara Correia, MARO e Neev e o radialista Pedro Ribeiro. Sete canções foram apuradas através deste método (as seis previstas e aquela que, por ter sido enfrentado problemas técnicas no televoto, obteve apuramento automático para a final), sendo que a sexta foi repescada por reabertura do televoto, novidade que se repetirá na segunda semifinal.
Nesta primeira semifinal, subiram ao palco para atuações especiais os HMB, que convidaram Ana Bacalhau, Nena e Wander Isaac para um medley de canções de amor da história do Festival da Canção; Fernando Tordo, que interpretou ‘Tourada’, canção vencedora do Festival da Canção em 1973; e Blanca Paloma, a vencedora do Benidorm Fest, que representará Espanha na Eurovisão com a canção ‘EaEa’.
Na próxima eliminatória, a 4 de março, encontrar-se-ão as restantes seis canções que lutarão pela vitória na final. A 11 de março apresentam-se por fim, as 13 canções (7+6), e a vencedora representará Portugal no Festival da Eurovisão, que se realiza em Liverpool, no Reino Unido, em maio.