Com 2022 quase no final, as atenções viram-se, no que toca à música ao vivo, para 2023 e para as novidades dos cartazes dos grandes festivais de primavera-verão.
Até agora, o NOS Alive, que acontece em julho em Algés, e o MEO Kalorama, marcado para o final de agosto em Lisboa, são os eventos com mais nomes anunciados.
Pelo NOS Alive passarão bandas bem-queridas dos portugueses (e também do público internacional que todos os anos acorre a Algés), como os Arctic Monkeys, que este ano regressaram aos álbuns com “The Car”; os Red Hot Chili Peppers, que não fizeram a coisa por menos e em 2022 lançaram dois discos; os Queens of the Stone Age, que não vemos por cá desde 2018, ou Lizzo, a cantora norte-americana que se estreará em palcos nacionais.
Por seu turno, o MEO Kalorama, que este ano teve a sua primeira edição, volta a realizar-se em 2023, tendo já confirmado numerosos concertos: Arcade Fire, que este ano deram dois espetáculos em Lisboa, Florence and the Machine e Foals estarão na capital no final do verão.
Apesar de as edições espanholas do Primavera Sound já terem anunciado o seu generoso cartaz, não se sabe, por enquanto, quem virá ao Parque da Cidade, no Porto, atuar na versão nacional do festival ibérico. Em Barcelona e Madrid, os regressados Blur de Damon Albarn (que este ano esteve no Primavera Sound do Porto, com os Gorillaz), o norte-americano Kendrick Lamar (que também já passou pelo Parque da Cidade, em 2014) e Rosalía (que por lá atuou em 2019) são alguns dos cabeças de cartaz, portanto também possibilidades para o festival do Porto.
Noutro registo de festival, o Cool Jazz, que decorre ao longo de julho em Cascais, já anunciou concertos de Lionel Richie, Kings of Convenience ou Norah Jones. A norte, o MEO Marés Vivas de Gaia assegurou o primeiro concerto dos Da Weasel depois do regresso, este ano, no NOS Alive. A sul, o Rolling Loud, dedicado ao hip-hop, levará o rapper norte-americano Travis Scott a Portimão, em julho.
Alguns grandes festivais do verão português, como o Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste, Vodafone Paredes de Coura e Vilar de Mouros, ainda não anunciaram qualquer nome.