Blitz

Morreu Lamont Dozier, autor de êxitos das Supremes ou Phil Collins e um dos ‘arquitetos’ do som da Motown

Membro da 'equipa' Holland-Dozier-Holland, que produziu numerosos êxitos para artistas da Motown, Lamont Dozier trabalhou também, nos anos 80, com Phil Collins ou Simply Red

Lamont Dozier em 2015
Getty

Morreu Lamont Dozier, músico, compositor e produtor que integrou a 'equipa' Holland-Dozier-Holland e é considerado um dos obreiros do som da editora Motown. Tinha 81 anos.

Ao longo da sua longa carreira, o norte-americano foi autor de numerosos êxitos interpretados pelos Isley Brothers, The Supremes, The Four Tops ou Martha and the Vandellas, ajudando a escrever e e produzir 14 canções que chegaram ao número 1 do top norte-americano de vendas e quatro que alcançaram o topo da tabela britânica.

A par de Brian Holland, Lamont Dozier tratava sobretudo da produção e dos arranjos dos temas, enquanto Eddie Holland se encarregava da produção das vozes e da escrita das letras.

Estes foram alguns dos maiores êxitos compostos pela equipa Holland-Dozier-Holland:

Nos anos 80, Lamont Dozier ajudou também Phil Collins a escrever 'Two Hearts', para a banda-sonora do filme "Buster" ("A Grande Golpada"); ofereceu 'Invisible' a Alison Moyet e escreveu 'Infidelity' e 'Suffer' com Mick Hucknall, dos Simply Red, para o segundo álbum da banda, com quem voltaria a trabalhar no terceiro disco.