Blitz

Testes de alcoolemia e para avaliar consumo de tabaco disponibilizados no Rock in Rio

Objetivo da iniciativa é "sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo de álcool", explica divisão de intervenção em comportamentos aditivos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que promove a iniciativa

Rock in Rio Lisboa 2022
Rita Carmo

Nos dias em que decorre o Rock in Rio, em Lisboa, vão ser disponibilizados testes de alcoolemia e de monóxido de carbono para avaliar o impacto do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco no recinto do festival.

Frequentadores do recinto vão poder ter acesso a esses testes, mas também a "preservativos, chupa-chupas (para repor a glicemia a consumidores de substâncias psicoativas)" e outros materiais que têm como objetivo a "redução dos riscos e a minimização de danos", explica a Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (DICAD) da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que promove a iniciativa.

Num comunicado enviado ao Expresso, a DICAD explica que pretende "sensibilizar e reduzir os riscos associados ao consumo de substâncias psicoativas e ao uso nocivo de álcool". Daí que a disponibilização dos referidos materiais no stand montado para esse efeito ("Let's Talk") seja acompanhada de informação sobre riscos e "aconselhamento".

Os participantes poderão, assim, "conversar, sem tabus, com profissionais de saúde sobre comportamentos de risco, usufruindo de um aconselhamento altamente dirigido e personalizado", refere a nota.

Compra "responsável" de álcool

No âmbito da intervenção da DICAD no festival, será desenvolvida ainda outra iniciativa, designada Ação "18+", em que "equipas de jovens universitários percorrem o recinto do festival" e "colocam pulseiras aos frequentadores com mais de 18 anos, numa lógica de intervenção entre pares".

O objetivo "é estimular uma compra responsável de álcool", refere a estrutura na área da saúde, que assegurará também a presença "assídua" de técnicos junto dos operadores e empregadores dos bares e restaurantes, "com vários briefings diários por forma a reforçar as atitudes de venda responsável". As duas iniciativas resultam de uma parceria entre a DICAD, a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas e o Rock in Rio Lisboa.