Blitz

Luís Represas: “No 25 de Abril tinha 17 anos. Lisboa invadida por militares? De que país? E diz o meu irmão: ‘são portugueses, estúpido!’”

“Vivia completamente a leste da política e a primeira imagem que tive foi de um tanque de guerra com a bandeira espanhola. [Pensei:] foram os espanhóis que entraram por aqui dentro!”. No Posto Emissor, Luís Represas recorda a manhã do 25 de Abril de 1974 quando, ainda sem consciência política, foi acordado pela mãe

Luís Represas
Rita Carmo

Luís Represas, convidado da 100ª edição do Posto Emissor, veio ao podcast da BLITZ falar sobre o concerto que dará a 30 de abril, no Teatro Tivoli, em Lisboa, e também da sua juventude ou dos verdes anos do grupo em que se tornou conhecido, o Trovante.

Quando se deu o 25 de Abril, Luís Represas tinha 17 anos e estava, literalmente, a dormir. "Mas terei sido - eu e a minha família - dos primeiros a saber", diz, explicando que isto aconteceu por o seu pai ser, na altura, diretor de programas da Emissora Nacional.

"A minha mãe disse: 'levantem-se, que Lisboa está ocupada por militares.' Eu vivia a leste da política e a primeira imagem que tive foi de um tanque de guerra com a bandeira espanhola. Perguntei: 'de que país são?' E o meu irmão: 'são portugueses, estúpido!'"

Ouça a história de Luís Represas, rica em pormenores, pelos 32m 47s.