Blitz

O discurso de Zelensky nos Grammys. “Em vez de smoking, os nossos músicos usam coletes antibalas. Cantam nos hospitais”

Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, discursou nos Grammys, cuja cerimónia aconteceu esta madrugada, e pediu ao mundo que diga "a verdade sobre a guerra. Apoiem-nos de qualquer forma que puderem, mas não fiquem em silêncio"

O Presidente da Ucrânia a discursar nos Grammys
Rich Fury/Getty

Volodymyr Zelensky, Presidente da Ucrânia, foi um dos protagonistas da cerimónia deste ano dos Grammys, discursando perante a audiência da gala através de um vídeo.

"A guerra. O que pode ser mais diferente da música", afirmou o líder. "O silêncio de cidades destruídas e de pessoas mortas. Em vez de estrelas cadentes, as nossas crianças desenham rockets. Mais de 400 crianças ficaram feridas e 153 morreram. E nunca vamos vê-las a desenhar."

"A guerra não nos deixa escolher quem sobrevive e quem permanece em eterno silêncio. Em vez de smokings, os nossos músicos usam coletes antibalas. Cantam para os feridos, nos hospitais", lembrou Volodymyr Zelenski, pedindo a quem o escutou que "diga a verdade sobre a guerra. Nas redes sociais. Na televisão. Apoiem-nos de qualquer forma que puderem. Mas não fiquem em silêncio", apelou, explicando que a Ucrânia está a defender a sua liberdade "de viver. De amar. De produzir som. E depois a paz há de chegar, a todas as cidades que a guerra está a destruir. Tenho o sonho de ver estas cidades vivas. E livres. Como vocês, no palco dos Grammys."

O discurso do Presidente da Ucrânia foi seguido pela canção 'Free', cantada por John Legend com as cantoras ucranianas Mika Newton, Lyuba Yakimchuk e Siuzanna Igidan.