A decisão do Spotify de, perante o ultimato de Neil Young, remover o catálogo do músico canadiano da plataforma, preferindo manter podcasts como The Joe Rogan Experience, conhecido por veicular desinformação sobre a covid-19, está a desencadear debate sobre a liberdade de expressão na era do streaming. A hashtag #CancelSpotify tornou-se viral no Twitter.
Young predispôs-se a deixar o Spotify – que, segundo o próprio, representa 60% de sua receita de streaming – caso a plataforma não reconsiderasse a opção de manter conteúdos com desinformação sobre a covid-19. Fê-lo numa carta aberta publicada no seu site. “Percebi que não poderia continuar a apoiar a desinformação do Spotify, que ameaça a vida dos apaixonados por música. Antes de dar conta aos meus amigos da Warner Bros sobre o meu desejo de deixar a plataforma Spotify, fui avisado pelas que contratualmente não tenho suficiente controlo da minha música para fazê-lo. Quero agradecer à minha grande e solidária editora por estar comigo na minha decisão de retirar todas as minhas músicas do Spotify”.
Por sua vez, outros serviços como a Apple Music ou o Tidal aproveitaram a ocasião para promover a música de Neil Young.