ARQUIVO Expresso TV

Pratos algarvios

O chefe José Vila, do restaurante Vila Lisa, no Algarve, ensina esta semana a fazer sardinha, migas com carne de porco e borrego.

sardinhas; 1 kg de sal

Espalhe uma camada de 2 a 3 centímetros de sal no fundo de um tabuleiro. Disponha as sardinhas em cima do sal e depois cubra-as com nova camada de sal de 2 a 3 centímetros. Leve ao forno, a temperatura média. Quando o sal estiver ligeiramente louro, as sardinhas estão assadas. Como acompanhamento, prepare uma salada de tomate com orégãos ou um gaspacho algarvio (além dos vegetais, leva pão em cubos ou batata).

800 g de carne de porco (entrecosto); sal; vinagre; banha; 8 dentes de alho; 400 g de pão

Marine a carne em alho, vinagre e sal durante duas horas. Frite a carne na banha até estar ligeiramente tostada à superfície. Para as migas, corte o pão em cubos pequenos. Coloque-o numa terrina com um pouco de sal e junte água a ferver (até cobrir o pão). Esmague o pão ligeiramente com uma colher de pau e escorra-o num passador. Numa frigideira, ponha a gordura de fritar a carne e seis dentes de alho esmagados (com pele). Junte o pão escorrido, leve ao lume baixo e frite de ambos os lados até ficar dourado. Junte a carne frita e sirva com limão.

2 cebolas médias picadas; 300 gramas de costeletas ou cachaço por pessoa (convém ser carne com osso); 1 kg de ervilhas; coentros; sal q.b.; azeite

Cubra o fundo da panela com azeite, junte a cebola e a carne e adicione água até estar tudo levemente coberto. Leve ao lume em panela de pressão durante 15 minutos (primeiro, lume forte, depois de começar a ferver, médio). Abra a panela e junte as ervilhas e os coentros; deixe cozinhar tudo durante 5 minutos. No final, depois de apagado o lume, junte um ovo, mexendo energicamente, para não ficar aos fiapos.

"Restaurante Vila Lisa" Rua Francisco Bívar Telef. 282 968 478 Mexilhoeira Grande