ARQUIVO Marcas

Casa Branca desaprova utilização da imagem de Obama em anúncio da Benetton

A Casa Branca desaprova o uso da imagem do Presidente dos Estados Unidos na campanha "Unhate" da Benetton.

A Casa Branca desaprova o uso comercial da imagem do Presidente dos Estados Unidos, afirmou hoje um porta-voz, quando questionado sobre a campanha publicitária de uma marca de roupa italiana que utilizou fotografias de Barack Obama.

"A Casa Branca tem por política desaprovar a utilização do nome e da imagem do Presidente por motivos comerciais", referiu, numa nota informativa citada pela agência noticiosa francesa AFP, o porta-voz Eric Schultz.

A marca têxtil italiana Benetton lançou na quarta-feira uma campanha publicitária intitulada "Unhate" (sem ódio, em português) que mostra um conjunto de fotomontagens de líderes políticos e religiosos mundiais a beijarem-se na boca.

O chefe de Estado norte-americano aparece em duas imagens com os seus homólogos chinês e venezuelano, Hu Jintao e Hugo Chavez, respetivamente.

Vaticano reprovou publicidade

O papa Bento XVI, o grande imã da mesquita Al-Azhar (Cairo) Ahmed el-Tayyeb, Nicolas Sarkozy, Angela Merkel, Benjamim Netanyahu, Mahmud Abbas e os líderes da Coreia do Norte e da Coreia da Sul, Kim Jong-il e Lee Myung-bak, respetivamente, também são visados na campanha publicitária.

O Vaticano anunciou hoje que vai recorrer à justiça para evitar a difusão da fotomontagem publicitária.

O anúncio do Vaticano foi feito num comunicado da Secretaria de Estado, depois de a marca de roupa italiana ter anunciado na quarta-feira a decisão de retirar a fotomontagem do papa a beijar na boca o imã egípcio da mesquita Al-Azhar.

Um conselheiro do grande imã para o diálogo inter-religioso afirmou hoje que a campanha publicitária é "irresponsável e absurda".