O Benfica, detentor do troféu, é o primeiro finalista da edição 2010 da Taça da Liga de futebol, ao vencer hoje em Alvalade o Sporting, por 4-1, reduzido a 10 elementos desde os sete minutos.
Os golos do Benfica pertenceram a David Luiz (07 minutos), Ramires (30), Luisão (67) e Oscar Cardozo (94), enquanto o tento de "honra" dos donos da casa pertenceu a Liedson (37).
Os "leões" ficaram reduzidos a 10 jogadores ao minuto sete, por expulsão de João Pereira.
Quarta derrota consecutiva
O Sporting somou a quarta derrota consecutiva (Braga, 0-1, para a Liga, FC Porto, 2-5, Taça de Portugal, e Académica, 1-2, para a Liga) e não conseguiu vingar a derrota na final da última edição frente aos "encarnados".
O Benfica venceu então no desempate por grandes penalidades, depois de terem empatado o encontro na sequência de um polémico "penalty", apontado pelo árbitro setubalense Lucílio Baptista.
Na outra meia final, a disputar amanhã, defrontam-se no estádio do Dragão o FC Portoe a Académica de Coimbra, pelas 20h15.
A final da Taça da Liga joga-se a 20 de Março, no Estádio Algarve.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.
Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.
O facto de a agência Lusa adoptar o Acordo, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.
Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.