O Real Madrid chegou a estar a vencer por 5-0, aos 52 minutos, pairando no Mestalla o "fantasma" de uma goleada histórica do segundo ao terceiro classificado da Liga espanhola.
No entanto, dois aspetos contribuíram para que a goleada não atingisse a dimensão que se chegou a temer: uma teve a ver com o abaixamento dos níveis de concentração dos jogadores do Real Madrid e outra com a atitude dos jogadores do Valência, os quais, feridos no orgulho, tiveram uma reação enérgica na última meia hora.
Kaká e Higuain em grande
Destaque para o "hat-trick" do argentino Higuaín, que voltou aos golos após longa ausência por lesão, e para o brasileiro Kaká, também ele autor de dois golos, o último dos quais de se lhe tirar o "chapéu", tendo em conta a maldade que fez ao central Stankevicius, passando-llhe a bola por entre as pernas, antes de bater o guarda-redes Guaita.
José Mourinho dispôs hoje de um 'banco' de luxo, com Pepe, Marcelo, Xabi Alonso, Cristiano Ronaldo e Adebayor sentados a seu lado, aos quais se podem acrescentar mais dois titulares que ficaram de fora, como Khedira e Di Maria, ambos lesionados.
Ronaldo entrou na segunda parte
Ricardo Carvalho jogou os 90 minutos e Cristiano Ronaldo entrou aos 66 minutos, para o lugar de Higuaín, mas fê-lo justamente na altura em que o Real tirou o "pé do acelerador" e a equipa caiu a pique de produção.
Do lado do Valência, cuja reação passou em parte pela boa entrada dos suplentes Joaquín, Jonas e Jordi Alba, os dois últimos autores do segundo e terceiros golos da equipa da casa, os internacionais portugueses Miguel e Ricardo Costa jogaram os 90 minutos.
Real aproxima-se provisoriamente do Barcelona
Com esta vitória, o Real Madrid, que já trazia um avanço de 14 pontos sobre o Valência, consolidou o segundo lugar, reduzindo provisoriamente a diferença para o líder FC Barcelona para cinco pontos.
A 33ª jornada prossegue hoje com os jogos FC Barcelona-Osasuna e Athletic Bilbao-Real Sociedad, domingo com os jogos Hércules-Deportivo da Corunha, Maiorca-Getafe, Racing Santander-Málaga, Sporting Gijón-Espanyol, Atlético Madrid-Levante, Sevilha-Villarreal, e completa-se segunda-feira com a partida entre Saragoça e o Almeria.