A seleção portuguesa de futebol de sub-20 inicia hoje a sua campanha no Mundial da categoria, ao defrontar a Nigéria, em Kayseri, na Turquia. Mesmo com o campeão Brasil ausente, a equipa orientada por Edgar Borges não espera facilidades e, apesar de surgir com o estatuto de vice-campeã e de ter no seu palmarés dois títulos (1989 e 1991), a ambição é, para já, atingir os oitavos de final.
O jogo inaugural de Portugal é encarado como uma "primeira final" de várias, com a aposta no espírito coletivo como grande linha de força para a equipa técnica. "A mensagem que estamos a fazer passar, desde que iniciámos a preparação, é de que a equipa é que é a vedeta, a estrela", disse o treinador Edgar Borges na antevisão.
O jogo é encarado como uma de sucessivas finais que terão pela frente: "É sempre importante começar a ganhar e por isso é que assumimos que esta é nossa primeira final. Todos os jogos vão ser finais, esta é a primeira e sendo a primeira é a mais importante", acrescentou o selecionador.
Se tudo correr bem, haverá com a vitória uma "bola de neve motivacional", que "vai aumentando e dá para acreditar que o sonho (de ganhar o torneio) é possível", disse ainda Edgar Borges.
Sem baixas entre os convocados, o técnico admite que "por precaução" está a "poupar um jogador ou outro". "Toda a gente está, não diria a 100, mas a 200 por cento", acrescentou o treinador, que acredita que um estádio cheio de público vai de encontro aos interesses dos portugueses: "Jogar com o estádio cheio dá-nos mais motivação do que com o estádio vazio, isso vai ser utilizado a nosso favor".
"Estamos preparados e otimistas o quanto baste, os exageros também são prejudiciais. Valeu a pena o esforço e os contratempos que tivemos (na preparação), porque em função dos erros tivemos indicadores de trabalho e referências para melhorar", explicou Edgar Borges.
O técnico admite alguma ansiedade, mas considera-a natural e mesmo desejável: "Estes jovens estão mortinhos por entrar em campo e a ansiedade faz parte da atitude mental perante uma competição deste género. Isto não tem nada de negativo, é normal, está controlada e é um misto da vontade de querer jogar e mostrar o valor e fazer tudo por ganhar o primeiro jogo".
Portugal, finalista derrotado na última edição do torneio diante o Brasil, joga às 21h locais (19h em Portugal, transmissão na RTP1) com a Nigéria, no estádio Kadir Has, em Kayeseri, aquele que é previsivelmente o seu jogo mais difícil do Grupo B. Os outros confrontos da fase de grupos são, no mesmo estádio, contra a Coreia do Sul (24 de junho) e Cuba (27 de junho).
Nesta primeira jornada do grupo B, além do Portugal-Nigéria realiza-se ainda o embate entre Cuba e Coreia do Sul, enquanto a primeira jornada do grupo A contempla os jogos França-Gana e Estados Unidos-Espanha.