ARQUIVO Desporto - Tribuna

Pequim passa testemunho a Londres

Os Jogos Olímpicos de Pequim chegaram ao fim. Na cerimónia de encerramento soou o hino britânico, "God Save The Queen"; está feita a passagem de testemunho a Londres, onde se vão realizar os próximos Jogos, em 2012. (Visite o dossiê dos Jogos Olímpicos).

Pedro Miguel Neves

O fogo de artifício voltou hoje à capital chinesa na despedida dos Jogos Olímpicos (JO) de Pequim. A cerimónia de encerramento principiou com coreografias e músicas alusivas à China e suas tradições, à semelhança do que aconteceu na abertura. Depois, começaram a entrar os atletas participantes nesta competição. Portugal apareceu no Estádio Olímpico de Pequim "pela mão" de Vanessa Fernandes. A medalha de prata no triatlo foi a porta-bandeiras da equipa portuguesa presente em Pequim. Lui Qi, presidente do Comité Organizador dos JO, discursou perante o público presente, agradecendo a todos os países a contribuição no sucesso de Pequim-2008. A palavra passou para Jacques Rogge, presidente do Comité Olímpico Internacional, que deu por oficialmente encerrados os Jogos.

De Pequim para Londres

A bandeira olímpica desceu e cantou-se o hino da competição. Seguidamente, durante alguns minutos, a cerimónia pertenceu aos britânicos, na passagem de testemunho para Londres-2012. Um típico autocarro londrino entrou no Estádio Ninho de Pássaro, transformando-se em palco. Aí, Jimmy Page, lendário guitarrista dos Led Zeppelin, interpretou o clássico "Whole Lotta Love", com um belo acompanhamento vocal de Leona Lewis. David Beckham, ex-capitão da selecção inglesa, também surgiu no topo do autocarro transformado em palco, chutando uma bola de futebol para o relvado.

Adeus, China

A chama olímpica extinguiu-se lentamente, enquanto uma luz projectava imagens dos 16 dias da competição em Pequim. Sete cantores entraram no palco principal para cantar "The Moon is Bright Tonight", música que foi sucedida por uma coreografia executada por crianças em representação das 56 diferentes etnias da China. Por cima da Praça Tiananmen surgiu um enorme espectáculo pirotécnico, que encerrou definitivamente os Jogos Olímpicos de Pequim. As competições olímpicas regressam daqui a quatro anos, em Londres, naqueles que serão os XXX Jogos Olímpicos da era moderna.

Jogos Olímpicos 2008

24 horas de informação