ARQUIVO Desporto - Tribuna

"Nova era" no desporto motorizado em Portugal

Investimento total de quase 200 milhões de euros no projecto apresentado hoje em Portimão que, "no final do ano, estará apto a receber as melhores corridas do mundo".

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, sustentou hoje que se iniciou uma "nova era" no desporto motorizado em Portugal com a criação do Autódromo Internacional do Algarve, assegurando a compatibilidade com o autódromo do Estoril.

"No final do ano estará apto a receber as melhores corridas do mundo. É uma esperança enorme para o desporto em Portugal, a promoção dos pilotos e do turismo", disse Laurentino Dias, à margem da apresentação pública em Portimão do novo circuito, o primeiro Projecto de Interesse Nacional (PIN) aprovado no Algarve.

O secretário de Estado com a pasta do Desporto acredita e deseja que é compatível a convivência do novo autódromo com a já existente pista do Estoril, justificando que "não é viva o autódromo do Algarve e morte ao do Estoril": "Em minha opinião poderá encontrar-se uma compatibilização", reiterou.

O projecto para o futuro Autódromo Internacional do Algarve, hoje apresentado em Portimão, representa um investimento total de quase 200 milhões de euros e que pretende dinamizar a economia e combater a desertificação do interior.

O traçado, cujo projecto foi homologado pela Federação Internacional do Automóvel para receber a Fórmula 1 e pela Federação Internacional do Motociclismo para receber o MotoGP, está integrado no Algarve Motor Park, empreendimento da empresa Parkalgar situado nos limites dos concelhos de Portimão e Monchique, numa área de cerca de 300 hectares.

O Algarve Motor Park engloba ainda um kartódromo, um complexo desportivo com campo de futebol, um parque tecnológico, um hotel com 200 quartos e SPA, 160 apartamentos turísticos e uma central fotovoltaica para produção de energia a utilizar no equipamento.