ARQUIVO Desporto - Tribuna

'Motor' de Vanessa Fernandes é movido a... "Nestum com água"

O segredo do pequeno almoço da pentacampeã europeia e campeã mundial de triatlo foi revelado pelo director técnico nacional, Sérgio Santos. (Visite o dossiê dos Jogos Olímpicos).

O 'motor' de Vanessa Fernandes nos múltiplos êxitos internacionais do triatlo é alimentado a... "Nestum com água", um segredo hoje revelado por Sérgio Santos, director técnico nacional.

Esse é o habitual pequeno-almoço da pentacampeã europeia e campeã mundial em 2007, numa receita que será repetida segunda-feira às 06h45 em ponto (no triatlo as regras são levadas muito a sério), a três horas e quinze minutos (10h00) de lutar pela medalha de ouro em Pequim, tendo de nadar quilómetro e meio, fazer 40 km de bicicleta e 10 km de corrida. A rotina da campeã, uma das atletas lusas candidatas a medalhas nos Jogos, começa porém com vinte minutos de corrida ligeira antes do pequeno-almoço, para desentorpecimento muscular.

Já durante a prova, e para que nada falhe, o "staff" de apoio será constituído por seis elementos que estão em permanente comunicação através de "walkie talkies".

Presidente, "vice" e secretário geral da federação, bem como seleccionador, director técnico nacional e massagista vão estar munidos do aparelho transmissor e cruzar informação para que nada falhe.

"O presidente estará numa sala VIP onde tem acesso a grandes televisores através dos quais pode seguir toda a prova e coordenar as coisas", conta Sérgio Santos.

Segundo o DTN, a melhor altura para comunicar com Vanessa Fernandes é durante a subida no ciclismo ou corrida, "uma vez que estamos numa fase de prova mais lenta".

'Ouro' não dará direito a "festa de arromba"

Vanessa Fernandes, Bruno Pais e Duarte Marques estão instalados em Changping, num aldeamento recatado a dois quilómetros do local da competição e onde ficam a maior parte das selecções.

Aí, podem treinar diariamente no circuito e dispõem de tempo para descansar verdadeiramente, algo que seria complicado na Aldeia Olímpica, para onde irão após terminarem a sua participação. Vanessa compete segunda-feira, Bruno e Duarte na terça.

Numa preparação cuidada pela equipa federativa ao mais ínfimo pormenor, os atletas contam com um apoio extremamente importante, o dos pais, instalados na própria casa que integra a comitiva nacional no triatlo.

"Como estas condições sentimo-nos como se estivéssemos em casa", refere o trio que vai representar Portugal. No dia da prova, Vanessa Fernandes vai contar com o apoio suplementar de Rosa Mota, um ídolo e referência para a maior parte dos atletas: "Se correr bem ou mal ela ajuda-me sempre".

Em caso da esperada medalha, é certo que não haverá festa, pelo menos uma de "arromba".

"Não haverá festa, pelo menos de forma que condicione a preparação do Bruno Pais e Duarte Marques para o dia seguinte. Aí acabou a participação da equipa feminina nos Jogos Olímpicos e está prestes a começar a prova masculina", concluiu Sérgio Santos, que diz ser fácil "improvisar" algo para comemorar uma ida ao pódio.

Jogos Olímpicos 2008

24 horas de informação