ARQUIVO Desporto - Tribuna

Jogador que tirou 500 mil euros ao Sporting "esteve na inauguração da Luz"

Helena Costa foi a primeira treinadora do filho de Zlatko Zahovic, que deu ao Maribor o empate perante o Sporting, na Liga dos Campeões (e obrigou a dividir pelos dois clubes o prémio de um milhão de euros), e recorda-o como um miúdo benfiquista com "faro para o golo".

Nesta fotografia publicada por Luka Zahovic na sua conta de Instagram vê-se o pequeno esloveno ao serviço do Benfica, com Helena Costa em pano de fundo
DR

Foste a primeira treinadora do Luka Zahovic no Benfica, em 2001/2002, tinha ele 7 anos.

É verdade, o início do Luka no Benfica foi comigo. Estive com ele as três primeiras épocas que ele esteve lá (ficou seis, salvo erro), porque ele era de 1995 mas não jogava com os de 1995, já andava a jogar com os mais velhos. Ele, o Filipe Nascimento, que agora está no Académico de Viseu, e o Bruninho, que agora está na Naval. Havia sempre um grupinho de jogadores mais fortes que acompanhava os mais velhos, jogavam um ano acima. O Bernardo Silva, agora no Mónaco, também era um desses que jogava acima, tal como o Gonçalo Guedes, do Benfica B.

Ou seja, o Luka já se destacava nessa altura. 

Sim, precisamente por isso é que já jogava com os mais velhos, para ser mais competitivo. Ele era um miúdo muito sossegado, ao ponto de termos de ser nós a picá-lo para ele reagir [risos].

Já marcava muitos golos?

Ele sempre teve faro para o golo, isso é certo. 

Falava português?

Sim, falava e estava a aprender mais. Mas nós queríamos era perguntar-lhe coisas da Eslovénia, havia uma troca de culturas, era giro.

Ele já está na Eslovénia há cinco anos, mas nasceu em Guimarães e disse que gostava de representar a seleção portuguesa. Devíamos aproveitar a deixa?

Não quero entrar muito por aí porque o selecionador é que saberá. Mas é um facto que ele joga numa posição em que está cada vez mais difícil arranjar talento em Portugal. Vejo-lhe muita qualidade. No jogo de cabeça, por exemplo, destaca-se muito. Não pelo golo que fez ontem, claro, mas por outros na seleção sub-19 da Eslovénia, que revelam um grande sentido de oportunidade.

Tens acompanhado a carreira dele na Eslovénia?

Vou sabendo algumas coisas, mas agora quando ele vier cá claro que faço questão de estar com ele.

Ele é mesmo benfiquista desde pequenino?

Sim, sim. Até porque quando ele começou o pai ainda jogava nos seniores do Benfica. Lembro-me como se fosse hoje que ele e os colegas de equipa foram escolhidos para entrar no campo com os jogadores na inauguração do novo Estádio da Luz. Era um momento especial para os benfiquistas e eles ficaram radiantes, claro.

Leia a entrevista completa à treinadora de futebol Helena Costa no Expresso de sábado, 20 de Setembro de 2014.