James Rodríguez e João Moutinho já são, oficialmente, jogadores do Mónaco. O FC Porto confirmou à CMVM a venda dos dois internacionais por 70 milhões de euros: 45 pelo colombiano, 25 pelo português.
Desta forma, como garantiu 25% de uma mais-valia acima dos 11 milhões de euros quando vendeu o jogador ao FC Porto, em 2010, o Sporting terá direito a 3,5 milhões, bem menos do que o valor que receberia caso o médio saísse pela cláusula de rescisão (7,25 milhões de euros).
Os monegascos, que garantiram recentemente o regresso à Ligue 1, são protagonistas do segundo grande negócio do verão (o primeiro foi Götze, médio que trocou o Dortmund pelo Bayern por 37 milhões), ao passo que o FC Porto continua a realizar encaixes milionários, à semelhança do que aconteceu no ano passado com Hulk (40 milhões, para o Zenit) ou em 2011, com Radamel Falcao (45 milhões, para o Atl. Madrid).
Ao todo, o FC Porto gastou 31,1 milhões de euros na compra e recompra de percentagens dos passes de James Rodríguez e Moutinho, tendo encaixado, no total de todas as transações com vendas a fundos e agora ao Mónaco, mais de 76,6 milhões. No entanto, e em relação ao português, o FC Porto tinha 'apenas' 85% do passe.