A França conquistou hoje a última medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Pequim, a primeira na história, batendo na final do torneio de andebol masculino a Islândia por 28-23.
Bronze em Barcelona-1992, na altura numa inédita conquista de uma medalha olímpica na modalidade, os franceses, campeões do Mundo em 2001 e 1995, praticamente não deram hipóteses aos islandeses e ao intervalo estavam já com uma vantagem de cinco golos (15-10).
Oito golos em nove remates do implacável Nikola Karabatic e também a eficiência dos guarda-redes (praticamente 50 por cento) Daouda Karaboue e Thierry Omeyer consolidaram o triunfo merecido dos gauleses.
Mais experientes que os islandeses - este foi o primeiro pódio dos nórdicos - os franceses controlaram de forma perfeita o segundo tempo e somente alguma resistência de Olafur Stefansson (cinco golos em 11 remates) e Snorri Steinn Gudjonsson (4/6) impediram um desnível maior no resultado.
A Espanha conquistou a medalha de bronze, depois de bater a Croácia, na altura detentora do título olímpico, por 35-29. Esta foi a terceira medalha para os espanhóis na história olímpica, após os bronzes conquistados em Sydney-2000 e Atlanta-1996.
Pódio do torneio olímpico de andebol masculino:
Ouro - França
Prata - Islândia
Bronze - Espanha