ARQUIVO Desporto - Tribuna

FPF: Mónica Jorge, Pauleta e Humberto Coelho com Fernando Gomes

A selecionadora de futebol feminino e os antigos internacionais Pauleta e Humberto Coelho aceitaram um convite de Fernando Gomes para integrarem uma futura direção da Federação Portuguesa de Futebol.
A selecionadora de futebol feminino, Mónica Jorge, e os antigos internacionais Pauleta e Humberto Coelho aceitaram um convite de Fernando Gomes para integrarem uma futura direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). 

Uma fonte da candidatura do atual presidente da Liga de clubes disse à Lusa que Fernando Gomes endereçou convites aos três elementos para integrarem a sua lista de candidatura às eleições para os órgãos sociais da FPF, agendadas para 10 de dezembro, para as quais também está no terreno uma candidatura liderada pelo antigo secretário-geral da federação António Sequeira. 

Mónica Jorge, 33 anos, é a única portuguesa com habilitações para treinar clubes profissionais, Pedro Pauleta, 38 anos, é o melhor marcador de sempre da seleção portuguesa, com 47 golos, e Humberto Coelho, 61 anos, foi capitão da seleção e, como selecionador, levou a turma das "quinas" ao terceiro lugar no Euro2000. 

"Prata da casa"

Fernando Gomes apostou na "prata da casa" com os convites, já aceites, a Humberto Coelho, Pauleta e Mónica Jorge para integrarem uma futura direção do organismo. 

Mónica Jorge é a única, entre o trio de convidados agora por Fernando Gomes, com "estatuto presente" na FPF, chefiando a equipa técnica nacional feminina desde 2007, embora tenha desempenhado funções de adjunta desde 2000. 

Pauleta já arrumou as chuteiras, mas figura na história do futebol português como o melhor marcador de sempre da seleção, com 47 golos (88 internacionalizações), tendo abandonado a equipa das "quinas" depois do quarto lugar no Mundial2006, na Alemanha. 

Goleador de referência, o açoriano fez carreira no estrangeiro, sendo mesmo o único jogador de sempre a representar Portugal sem nunca ter jogado no primeiro escalão nacional. 

Depois de sair do Estoril-Praia em 1996, para representar os espanhóis do Salamanca, Pauleta nunca mais jogou em Portugal, passando depois por Deportivo da Corunha, Bordéus e Paris Saint-Germain. 

Humberto Coelho regressará, depois da saída em 2000

Já Humberto Coelho, antiga glória do Benfica, clube que representou entre 1968 e 1978, década intermediada pela passagem pelo Paris Saint-Germain, também foi um dos esteios da seleção, mas foi como treinador que mais deu nas vistas com a equipa nacional. 

Selecionador entre 1998 e 2000, culminou esse trajeto com o terceiro lugar no Euro2000, depois de passagens, quase discretas, por clubes como o Sporting de Braga e Salgueiros. 

Apesar da prestação no Euro2000, Humberto Coelho não viu o contrato renovado com a FPF, passando depois por seleções como Marrocos, Coreia do Sul e Tunísia. 

Além de Fernando Gomes, também António Sequeira, ex-dirigente federativo, assumiu a candidatura à presidência da FPF, cujas eleições estão marcadas para 10 de dezembro, tal como o ex-presidente do Sporting Filipe Soares Franco, que entretanto abandonou a corrida.