ARQUIVO Desporto - Tribuna

FC Porto tropeça na Madeira

FC Porto até começou a ganhar, mas o Marítimo empatou e o resultado final seria mesmo 1-1. Jackson Martinez voltou a falhar um penálti.

Semana negra para o FC Porto. Depois da eliminação da Liga dos Campeões, em Málaga, os portistas perderam dois pontos na Madeira, ao empatarem com o Marítimo, e podem ver o líder Benfica isolar-se ainda mais na liderança da Liga portuguesa, caso vença hoje em Guimarães.

A tarde começou logo de forma negativa para a equipa de Vítor Pereira, que teve de substituir Atsu logo nos primeiros minutos da partida, por lesão. Entraria então Varela, internacional português que também acrescentou pouco ao jogo e que seria substituído aos 73 minutos.

Numa partida muito equilibrada, foram os visitantes a marcar primeiro, através de James Rodriguez, que desta vez foi titular no onze portista. Aos 34 minutos, depois de um cruzamento rasteiro de Defour a partir da esquerda, James recebeu no centro da área e colocou a bola junto à poste direito da baliza de Salin.

No entanto, a festa do FC Porto duraria pouco tempo, já que, quatro minutos mais tarde, o avançado sul-coreano Suk aproveitou uma escorregadela - literalmente - de Mangala na área portista para receber a bola sozinho e bater Helton.

Jackson Martinez voltou a falhar penálti

Na segunda parte, as oportunidades de golo dividiram-se por ambos os lados, mas ninguém esteve feliz na finalização. Aos 61 minutos, Héldon isola-se perante Helton, após uma desatenção da linha defensiva portista, mas o guarda-redes visitante fez uma defesa crucial.

Logo no minuto seguinte, o FC Porto teve uma oportunidade soberba para voltar a estar em vantagem. O árbitro João Capela viu um toque de David Simão em Danilo, dentro da área do Marítimo, e assinalou penálti.

Contudo, mesmo sem ser 'à Panenka', Jackson Martinez não conseguiu fazer golo, algo que também já tinha sucedido perante o Rio Ave e perante a Olhanense. O guarda-redes Salin defendeu o remate do avançado colombiano, direcionado para o lado esquerdo da baliza.

O guardião francês do Marítimo esteve, aliás, em grande nível, parando várias ocasiões de golo portistas. Aos 71 minutos, voltou a negar o golo a Jackson com uma grande defesa a um cabeceamento do avançado.

Depois foi a vez do Marítimo estar novamente perto do golo, após mais uma falha defensiva do FC Porto. Otamendi falha o atraso de uma bola para Helton e Suk quase consegue marcar, mas é impedido no último momento por Mangala.

O resultado permaneceria inalterado, para desilusão dos portistas, que ficam assim com 57 pontos na Liga. Para já, apenas menos um ponto do que o Benfica, mas caso a equipa de Jorge Jesus vença em Guimarães, hoje, a vantagem sobre os rivais pode alargar-se para quatro pontos.

Veja a fotogaleria:

Jogo no Estádio da Madeira, no Funchal. Marítimo - FC Porto, 1-1. Ao intervalo: 1-1. Marcadores: 0-1, James Rodriguez, 34 minutos. 1-1, Suk, 38. Equipas: - Marítimo: Salin, Briguel, Roberge, Igor Rossi, Rúben Ferreira, Rafael Miranda, David Simão (Semedo, 67), Artur, (Danilo Dias, 75), Héldon (Kukula, 87), Sami e Suk. (Suplentes: Ricardo Ferreira, João Diogo, Semedo, Luís Olim, Danilo Dias, João Guilherme e Kukula). Treinador: Pedro Martins. - FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour (André Castro, 63), Lucho Gonzalez, James Rodríguez, Atsu (Varela, 10, Izmailov, 73) e Jackson Martínez. (Suplentes: Fabiano, Maicon, Castro, Izmailov, Varela, Liedson e Abdoulaye). Treinador: Vítor Pereira. Árbitro: João Capela (Lisboa). Ação disciplinar: Cartão amarelo para Alex Sandro (27), Otamendi (36), Lucho Gonzalex (41), Heldon (64), Danilo (76), James Rodriguez (80) e Rúben Ferreira (84). Assistência: Cerca de 4.500 espetadores.