A elite dos clubes de futebol do Velho Continente, com FC Porto e Sporting incluídos, retoma hoje e quarta-feira a actividade europeia, na 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
De entre os candidatos, contam-se o tricampeão português FC Porto, que terá como adversário na cimeira ibérica o Atlético de Madrid, e o Sporting, cujo sorteio ditou como adversário o colosso alemão Bayern de Munique.
A eliminatória ibérica entre o FC Porto e o Atlético de Madrid promove terça-feira o reencontro de "velhos amigos", já que no conjunto espanhol alinham Simão Sabrosa e os ex-'dragões' Maniche, Paulo Assunção e Seitaridis.
As equipas defrontam-se com diferentes estímulos, uma vez que o tricampeão nacional segue para a Madrid após ter consolidado a liderança da Liga, enquanto o Atlético perdeu por 1-0 na deslocação a Sevilha.
O Sporting, moralizado pelo triunfo frente ao Benfica (3-2), recebe quarta-feira um Bayern Munique afundado numa crise real de resultados, e que ainda no sábado sofreu novo golpe com a derrota caseira com o Colónia (2-1).
Os 'leões', 2.ºs classificados do Grupo C, a um ponto do Barcelona, vão procurar tirar partido da crise dos alemães para ganhar vantagem na eliminatória.
O reinício da Liga dos Campeões tem o pontapé de saída marcado para as 19h45 de terça-feira, com os jogos Atlético de Madrid-FC Porto, Lyon-Barcelona, Arsenal-Roma e Inter de Milão-Manchester United.
Na quarta-feira decorre a segunda parte da 1ª mão dos oitavos-de-final da 'milionária' prova com os encontros Real Madrid-Liverpool, Chelsea-Juventus, Villareal-Panathinaikos e Sporting-Bayern Munique.
O encontro entre o Inter de Milão, de José Mourinho e Figo, e o campeão europeu em título Manchester United, de Sir Alex Ferguson, Ronaldo e Nani, líderes dos campeonatos de Itália e Inglaterra, é um dos mais aguardados dos 'oitavos'.
O Chelsea-Juventus é outro dos jogos grandes e que tem a particularidade de poder contar com vários jogadores lusos. Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bosingwa e Deco pelos ingleses e Tiago pelos italianos.
O antigo clube de José Mourinho e Luiz Felipe Scolari, presentemente orientado pelo holandês Guus Hiddink, terminou a fase de grupos no segundo lugar do Grupo A, atrás da formação italiana da Roma.
O Real Madrid-Liverpool, entre o 2.º classificado do Grupo H e o 1.º do Grupo D, curiosamente 2,ºs classificados dos campeonatos espanhol e inglês, é outro dos jogos grandes dos 'oitavos' da Liga dos Campeões.
O Arsenal, 5.º classificado da Premier League já a 17 pontos do Manchester United, recebe a Roma, também já a 16 pontos do líder Inter de Milão, depois de sábado ter empatado a 0-0 com o modesto Sunderland.
Os franceses do Lyon, 2.ºs do Grupo F, recebem os espanhóis do Barcelona, vencedores do Grupo C, num embate de forças desnivelado mas também entre os dois actuais lideres dos respectivos campeonatos.
O embate entre os espanhóis do Villareal e os gregos do Panathinaikos é, comparativamente aos restantes, o que envolve dois outsiders, mas que garantirá a uma das equipas a presença nos quartos-de-final.