O extremismo religioso chegou ao futebol. Surgiram ameaças aos clubes que ostentam uma cruz no símbolo. A questão surgiu após os jogos do Inter de Milão com o Fenerbahçe, para a Liga dos Campeões.
O Inter, à semelhança do Barcelona e do Milan, tem a cruz de São Jorge no emblema, por ser o padroeiro das cidades onde os clubes foram criados. No caso da equipa de Figo, Pelé e Maniche, o clube decidiu criar um equipamento comemorativo do centenário, branco com a cruz desenhada a vermelho, traje que usou nos jogos contra o campeão turco e que motivou a polémica.
"Recorda os templários e os cruzados e é uma explícita manifestação de superioridade racista de uma religião", disse um advogado turco, que inclusivamente pediu à UEFA um castigo para o Inter.
Esta situação ganhou relevo e obrigou a algumas medidas no mínimo peculiares. O Barcelona, por exemplo, viu-se obrigado a produzir camisolas especiais para serem vendidas nos países islâmicos, onde a tradicional cruz de São Jorge é substituída e, no surge apenas uma linha horizontal, para que o emblema deixe de ter carácter provocatório junto dos islamistas. Esta situação foi provocada também por algumas ameaças surgidas no país vizinho, vindas de facções radicais de grupos islâmicos.
Em Portugal, o Belenenses e o Paços de Ferreira ostentam cruzes nos seus emblemas, e a própria Selecção Nacional apresenta o escudo.
. Barcelona
. O Barcelona tem a cruz de São Jorge no emblema mas, na "versão islâmica" foi obrigado a retirar a linha horizontal da cruz.
. Inter de Milão
. O Inter de Milão criou a camisola comemorativa do centenário com a cruz de São Jorge a vermelho, sob um fundo branco, e foi acusado de racismo por um advogado turco.
. AC Milan
. Tal como o rival milanês, o AC Milan tem a cruz de São Jorge no emblema.
. Auxerre
. O Auxerre também tem uma cruz presente no seu emblema.
. Celta de Vigo
. A cruz de São Tiago está presente no emblema do Celta de Vigo.
. Racing de Ferrol
. A cruz de São Tiago está também rpesente no emblema do modesto Racing de Ferrol.
. Getafe
. O Getafe, que nos últimos anos tem cimentado uma posição na primeira liga espanhola, é outro dos clubes que tem uma cruz presente no emblema.
. Sevilha
. Sem qualquer cruz, o emblema andaluz tem, no entanto, símbolos religiosos, com a presença dos santos Fernando, Isidoro e Leandro.
. Belenenses
. Em Portugal, o Belenenses é conhecido como o clube da cruz de Cristo.
. Paços de Ferreira
. Menos mediática que a do Belenenses, a cruz também está presente no emblema do clube da capital do móvel.
. Selecção Portuguesa
. A Selecção Portuguesa ostenta o símbolo da Federação portuguesa de Futebol, que tem o escudo, um símbolo das lutas católicas.