ARQUIVO Desporto - Tribuna

China diz que impediu que chovesse

O lançamento de foguetes com produtos químicos terá impedido que chovesse durante o encerramento dos Jogos Olímpicos, segundo agência de notícias Nova China. (Visite o dossiê dos Jogos Olímpicos)

As autoridades de Pequim manipularam o clima lançando para as nuvens foguetes com produtos químicos para evitar que chovesse durante a cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos, informou hoje a agência oficial Nova China.

Os meteorologistas tinham alertado para a possibilidade de aguaceiros no domingo, pelo que foi decidido lançar produtos químicos que travaram a condensação das nuvens.

Para tanto, oito aviões carregados de produtos químicos levantaram da base de Zhangjiakou, na província de Hebei, próxima de Pequim.

Ao mesmo tempo, eram lançados, da cidade vizinha de Tianjin, nove grupos de foguetes - num total de 241 - carregados de produtos químicos com o mesmo objectivo.

A cerimónia de encerramento decorreu sem chuva, conquanto houvesse forte humidade e calor, semelhantes ao que se verificou na abertura, a 8 de Agosto.

Não foram dadas informações sobre se para a cerimónia de abertura também se recorreu à manipulação do clima.

Pequim afirma que já tem capacidade para provocar chuva num terço do território chinês com uma técnica que os grupos ecologistas não consideram perigosa nem contaminante.

Jogos Olímpicos 2008

24 horas de informação