O Benfica venceu hoje no terreno do Vitória de Guimarães, por 3-1, em jogo da 17ª jornada. Com este resultado, os encarnados aumentam a vantagem para os vimaranenses para cinco pontos, e colocam os minhotos à mercê do Sporting, que pode recuperar o terceiro lugar, desde que não perca com o FC Porto, amanhã. Esta foi a primeira derrota caseira do Vitória de Guimarães esta temporada.
Em Guimarães, o Benfica marcou no primeiro tempo, por Cardozo (8'), e Maxi Pereira (26'), numa primeira parte em que a equipa da casa se exibiu muito abaixo do que tem mostrado durante a temporada. O Vitória respondeu na segunda parte, com uma entrada muito forte, que culminou com o golo de Ghilas, que relançou o jogo. Mas a reacção vimaranense não foi mais longe e o Benfica conseguiu voltar ao controlo do jogo, acabando mesmo por fazer o terceiro golo, já no período de descontos, por Cardozo.
Ao contrário de outras ocasiões, o Benfica foi muito eficaz, marcando três golos em cinco remates. Ao Vitória de Guimarães, de nada valeram as 17 tentativas para alvejar a baliza de Quim. Com esta vitória, o Benfica passa a somar 33 pontos, mais cinco que os vimaranenses e seis que o Sporting, mas os "leões" podem voltar ao terceiro posto da classificação, caso vençam em Alvalade o FC Porto.
Camacho destaca importância, Cajuda lamenta primeira parte estranha
No final do jogo, José António Camacho destacou a importância do triunfo conseguido, e destacou a eficácia da equipa. "As vitórias são sempre importantes. O melhor foi que entrámos a ganhar e assim é mais fácil. O Guimarães não esperava que fossemos para cima, no início fomos muito para cima. Temos de continuar a trabalhar da mesma forma. No futebol mandam os golos e o Benfica tem de continuar a marcar", disse.
Do outro lado, Manuel Cajuda assume, apesar da derrota, o desejo de lutar por uma vaga na Liga dos Campeões. Sobre o jogo, o treinador vimaranense lamentou "uma primeira parte estranha" da sua equipa.
"Não conseguimos dar a volta ao jogo. Fizemos uma primeira parte estranha. Não foi natural, talvez a equipa ainda não esteja preparada para estas corridas, mas trabalha para isso. Ao intervalo conseguimos mudar as coisas, pelo menos em domínio de jogo, mas do outro lado está uma equipa experiente. Agora na parte final sofremos um golo completamente atípico."