ARQUIVO Não perca na TV

Não perca na TV de 27 de Fevereiro a 5 de Março de 2010

Sábado, 27 

À falta dos filmes em que ela participa, o Biography apresenta um programa sobre a actiz francesa mais internacional, vencedora de um Óscar com "O Paciente Inglês". Deu a cara por projectos como as "Três Cores", do polaco Kieslowski, "A Insustentável Leveza do Ser" ou "Chocolate" (com que recebeu nova nomeação para os Óscares). O retrato fala da artista e da mulher, e dos seus encontros com grandes realizadores. Às 21h.

"Coraline e a Porta Secreta", primeira animação em stop-motion inteiramente rodada em 3D, conta a história de uma jovem que descobre um mundo surpreendente, alternativo ao seu, atrás de uma porta: aliciante e demasiado perigoso. TVC HD, às 22h30.

Tributo à grande figura do mundo da música, um weekend no VH1, hoje e amanhã, ao meio-dia: a pop music elevada ao seu expoente máximo, e as coreografias com que a dinamizadora da Fundação Survivor - com que luta por um mundo melhor - acostumou os fãs.

"Lilo e Stitch", animação da Disney com as famosas personagens, aqui numa longa-metragem, o que faz toda a diferença. Lilo, Stitch, Jumba e Pleakley juntos pela Galáxia contra o malévolo Hamsterviel. No Fox Life, às 20.35h, um Especial "Glee": quatro episódios da série musical.

DOMINGO, 28

Estreia exclusiva, com "As Cidades da Luz na Espanha Islâmica" o Canal de História revela um período importante da história da humanidade, um dos mais férteis do pensamento humano e das civilizações islâmicas: a Espanha árabe, com os seus triunfos e fragilidades, das conquistas ao ocaso. Durante séculos, a inteligência e a cultura permitiram que coabitassem no mesmo território, e nas suas cidades, cristãos, judeus e muçulmanos. A riqueza da criatividade e do pensamento filosófico deram cartas e impuseram uma era inovadora: a medicina, a matemática, a astrologia, a reflexão filosófica, um grande momento civilizacional. Às 15h e às 23h.

Destaquem-se "Instinto Fatal", de Paul Verhoeven com Michael Douglas e Sharon Stone (SET, às 21h45), e "Heróis do Pacífico", de George Waggner, com John Wayne encafuado num submarino em situação crítica nas batalhas do Pacífico durante a II Grande Guerra (RTP Memória, 21h15).

O famoso túnel de Sarajevo, cavado da cidade até ao aeroporto, permitiu romper o cerco das tropas sérvias e bósnias em confronto, passagem secreta para fugir da perseguição e da morte. Em quatro anos da terrífica guerra, este foi o caminho que permitiu aos 300.000 encurralados sobreviverem. Odisseia, 20h.

Noite temática do Arte. 19h40: "Pretty Baby", filme de Louis Malle, recriação do universo de um bordel de Nova Orleães no princípio do século XX, onde Brooke Shields adolescente, no seu primeiro papel, contracena com Susan Sarandon. 21h25: "A Mais Velha Profissão do Mundo" - viagem pela história da prostituição europeia, da Grécia Antiga ao Ocidente pós-moderno. 22h55: "Sonia", o retrato íntimo de uma prostituta da Bruxelas actual.

SEGUNDA-FEIRA, 1

Há 200 anos nascia o precursor do piano moderno. Chopin apresentou um sentido rítmico único e celebrizou-se pela mestria com que compunha nocturnos e prelúdios. E as mazurcas e valsas, muito populares, deram-lhe notoriedade fora dos salões de récita. Foi um dos pianistas mais importantes de sempre e um dos compositores maiores. Assinalando o seu nascimento, o Mezzo e o Arte estabeleceram programas em que grandes intérpretes lhe prestam homenagem. No Arte (19h35) passa ainda um documentário que lhe faz justiça.

"Filhos da Anarquia", série em torno das peripécias de um clube ilegal de motoqueiros, que tenta manter a rotina e o isolamento da pequena cidade em que habitam, protegendo o seu negócio ilegal de armas. Às 22h, no FX. O filme "Harley Davidson e o Cowboy do Asfalto" (22h45) dá seguimento ao ambiente motard.

Para bem falar o português, com Diogo Infante ao vivo e a voz de Maria Flor Pedroso em "Cuidado com a Língua!". E, para apurar o paladar, o "Panda Cozinha" leva os miúdos aos mercados do Bolhão, no Porto, e da Ribeira, em Lisboa, dando a conhecer cores e sabores dos produtos portugueses.

TERÇA-FEIRA, 2

A RTP Memória repõe "O Grande Amor da Minha Vida", de Leo McCarey. É de 1957 e traz Cary Grant e Deborah Kerr pelo beicinho, a bordo de um transatlântico que faz a travessia da Europa para os Estados Unidos. Ele é galã, ela cantora de cabaré. Mas estão ambos noivos, o que faz com que se separem à chegada a N.Y. Apesar disso marcam encontro para seis meses depois, no Empire State Building. Ela falta. Será que se casou com o outro? Quatro nomeações para o Óscar e não conseguiu nenhuma, mas fica o aviso para se estar atento ao guarda-roupa, banda sonora e canções. Às 22h30.

Já a impuseram, a sua paz, em diversos momentos. Aqui trata-se de algo bem mais subtil e kafkiano: graças aos satélites, os EUA controlam a Terra lá do alto, e trataram de militarizar o espaço. No Arte, em "Pax Americana ou a Conquista Militar do Espaço", confrontamo-nos com essa verdade terrífica. Segue-se debate, tendo como suporte estes cinco anos de pesquisa. Com início às 19h35.

Data de 1957, este filme de Robert Mulligan: "Na Sombra e no Silêncio" foi o filme que o levou à imortalidade, ele que nunca foi cineasta de primeira água. A postura ética do advogado Finch (Gregory Peck) ao defender um cidadão negro durante a época da Depressão, no sul dos EUA, acusado injustamente de violação, é ímpar na história do cinema americano, até porque ele tem de haver-se contra os preconceitos dos próprios filhos. Mas Peck só arrecadaria a estatueta em 1962. No TVC2, cumprindo a lista do "Especial Óscares" (21h30).

QUARTA-FEIRA, 3

O nosso percurso civilizacional está intimamente ligado à crença religiosa, desde a cultura grega até ao cristianismo e ao islamismo. A série "Arte e Civilização", que hoje tem estreia exclusiva no Canal de História às 15h e às 23h, começa por indagar desta influência e do seu legado artístico que continua a moldar as sociedades actuais. Opções e ópticas diferentes no que toca a cada uma das grandes religiões, mas sempre a marca da arte religiosa do passado a definir contornos.

Pianista, francesa descendente de judeus sefarditas da Córsega e de judeus berberes. Nasceu em 1969 e em 1982 entrou para o Conservatório de Paris. Logo em 1985 venceu o 1º prémio do conservatório e o Grande Prémio do Disco da Academia Charles Cross pelo registo fonográfico da "Sonata para Piano nº 2" de Rachmaninov. Nunca mais parou de tocar e de gravar: Bach, Schumann, Chopin, Liszt, Gershwin, Beethoven, Bartók... O Mezzo apresenta-a numa Carta Branca dada pelo Festival de Verbier, em 2002. Às 19h30.

A Royal Air Force foi uma força essencial para os difíceis momentos em que os aliados estavam na mó de baixo e para os momentos decisivos do volte-face até à vitória. Nesta produção inglesa apresentada pelo Arte poderemos ver dois capítulos dessa saga. Primeiro (19h35) fala dos pilotos e do seu chefe em 1940, esses homens livres com códigos de honra bem definidos e sangue frio e ousadia que bastasse para cumprirem a batalha dos ares de Inglaterra. Depois (20h25) a revolução feminina nas fábricas de armamento, mas também enquanto operadoras de rádio ou vigilantes de radar.

QUINTA-FEIRA, 4

Estreia exclusiva da série "Lincoln Heights" no canal da Sony (21h30). Traz-nos as atribulações de um polícia jovem que decide mudar-se com a família para o bairro da sua infância, nos subúrbios, a fim de tentar alterar as coisas e ajudar a comunidade. Entre tráfico e consumo de droga e muita violência, encontram o seu lugar e a forma de harmonizarem o quotidiano familiar com as vicissitudes da profissão.

Aos 40 anos, Brad Mehldau é um dos maiores pianistas de jazz. Começou a tocar o instrumento aos seis anos e estudou piano clássico até aos 14, quando finalmente se decidiu pelos ritmos do jazz. Iniciou-se nas bandas da escola, depois nas de Jimmy Cobb e de Joshua Redman. Tocou ainda com Charlie Haden, Lee Konitz, Wayne Shorter e Charles Lloyd, entre outros. Em 1995 formou o seu próprio trio. O Mezzo gravou-o no Festival de Jazz de Montréal (20h35).

Vanessa Paradis, cantora e actriz de cinema, tem construído uma carreira fulgurante, desde que se estreou num concurso de TV aos oito anos de idade. É uma das maiores vozes francesas femininas da actualidade. Profissional exigente, é um verdadeiro bicho de palco e os seus espectáculos não são apenas valiosos por causa da sua voz magnífica. Tem feito carreira também no cinema. Tem no seu currículo um César e dois Victoires (os Grammy franceses). O Biography rende-lhe homenagem às 21h, através de um retrato intimista.

SEXTA-FEIRA, 5

Há quem, com alguma carga de razão, imagine de forma pouco auspiciosa o amanhã da Humanidade e do planeta Terra. Todavia, outros há que, contra todos os riscos, preparam esse futuro colectivo fazendo avançar pesquisas que darão azo a novas invenções que moldarão o futuro. São ideias revolucionárias que imaginam cidades no fundo dos oceanos, turismo espacial, ciborgues, jactos para uso individual, carros de velocidade supersónica, teletransporte e inovações farmacológicas capazes de manter-nos vivos e em condições de funcionalidade até os 150 anos ou mais. Uma visão interessante destas férteis imaginações científicas no Discovery Science, às 21h.

Os Filmes

Cinemagic, para os pequenos: "A Espada Era a Lei", que obteve nomeação para o Óscar da Melhor Banda Sonora em 1964. O Mago Merlin, o Rei Artur, a espada incrustada na pedra. O Hollywood inicia o Ciclo Especial "O Padrinho", com os filmes da saga da família Corleone. Mesmo que muito vistos, eis a hipótese de fazer comparações e verificar diferenças em cada uma destas obras de Francis Ford Coppola, às sextas, 23h30. Na TVI, "Memórias de uma Gueixa", de Rob Marshall, adaptação do best-seller de Arthur Golden sobre um dos mitos da cultura japonesa.

"O Dia em que a Terra Parou", realizado em 2008 por Scott Derrickson, é o remake do clássico da ficção científica de 1951, rodado por Robert Wise. O encontro entre uma cientista renomada e um extraterrestre sob a ameaça que paira contra a Terra... O que interessa mais ainda é que o TVC1 parece desejar pôr tudo a girar: é que primeiro passa a obra de 1951 (às 19h30), seguindo-se o filme de há dois anos (21h).