ARQUIVO Não perca na TV

Não perca na TV de 2 a 9 de Abril de 2010

SEXTA-FEIRA, 2 

Todas as grandes causas os têm desde que a Humanidade se organizou em colectivos societários. As da gravura são conhecidas: Santa Úrsula e as Doze Virgens, católicas. Os mártires, que se deslocaram da esfera estritamente religiosa para outras mais políticas, estão sempre prontos a morrer na defesa da sua fé. O Arte apresenta programas sobre os coleccionadores de relíquias ("Ossadas de Santos", 22h05), a reposição da figura do mártir com o 11 de Setembro ("O Regresso dos Mártires", 23h05) e as radicalizações religiosas ("O Caminho do Guerreiro", 00h05).

Um dos canais mais vistos pela pequenada reage à época de férias e apresenta um "Especial Irmãos Koala", às 18h. Depois, a grelha prevê "Vila Moleza" (19h), "As Princesas Gémeas..." (20h) e "Winx Clube" (21h).

O costume nos últimos 40 anos, antes nas salas de cinema, agora na TV. Na RTP Memória (21h), "Ben-Hur", de William Wyler (1959), com Charlton Heston no papel de um judeu caído em desgraça. Entre amizades desavindas e paixões firmes, será escravo nas galés e herói popular nos circos e arenas romanas. Obteve 12 Óscares, entre os quais os de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor Principal. Antes, no mesmo canal (15h), a segunda parte de "Pedro e Paulo". Na RTP1, "Maria, Mãe de Jesus" (14h45) e "A Sagrada Família" (23h).

SÁBADO, 3

Esta não é a portuguesa, do filme de António-Pedro Vasconcelos, Soraia Chaves, mas sim Billie Piper de seu nome, da carismática série de TV "Diário Secreto de Uma Call Girl", que narra as aventuras de uma mulher com dupla vida numa Londres trepidante. A sua interpretação, quer enquanto Hannah quer como Belle, leva-a a passar noite e dia na perseguição do enriquecimento rápido. Atenção à banda sonora, que é excelente. No canal FX, um episódio duplo assinala o início da terceira temporada, às 22h.

Há dois filmes deste realizador na RTP1. Às 22h40, "Excalibur", uma sensível e entusiasmante representação da lenda do Rei Artur, da sua espada encantada (a Excalibur) e dos cavaleiros da Távola Redonda. Já "Fim-de-Semana Alucinante" (00h30) tem por tema o desespero de quatro amigos entusiastas de desportos radicais que se confrontam com dois montanheses selváticos que querem aniquilá-los.

Numa viagem conduzida pelo actor Matt Damon e pelo naturalista David Attenborough, o Odisseia (15h e 22h) leva-nos através dos mares. De Portugal ao Peru, passando pelo Bangladesh ou por Belize, o aviso para as graves carências e os efeitos dramáticos causados por alterações do clima, poluição e pesca sem limites.

Na RTP Memória, dois monstros: "Barrabás", com Anthony Quinn e Silvana Mangano (15h), e "Quo Vadis", com Robert Taylor, Deborah Kerr e Peter Ustinov (21h). No Arte polemiza-se sobre o "Sudário de Turim" (19h40). O Hollywood aborda Moisés em "O Príncipe do Egipto" (19h55).

DOMINGO, 4

Domingo de Páscoa. É suposto terminar aqui a promessa da televisão no sentido de manter-se firmemente na tradição cristã. Depois de uma semana balizada pelo rigor dos vários filmes com temática do tempo de Jesus e do que lhe diz respeito, chegamos ao fim. Na RTP Memória, ainda dois filmes de época: "A Bíblia" (15h), uma superprodução de Dino De Laurentis, dirigida por John Huston, que recria as origens da Humanidade segundo o "Livro do Génesis", uma longuíssima narrativa (quase três horas) onde se destaca a sequência do dilúvio; às 21h25, "Demétrio, o Gladiador", a história da perseguição do imperador Calígula ao cristão que guardou o Santo Sudário.

Das quatro obras escritas por Bach sobre a Paixão de Cristo, duas subsistiram na íntegra: "Paixão Segundo São Mateus" e "Paixão Segundo São João". São suportadas pelos textos bíblicos atribuídos aos dois apóstolos. Nelas se alteram coros, recitativos, árias... numa grandiloquência dada por dois coros e solistas. O Mezzo apresenta as duas de seguida, para o que é preciso grande fôlego: só a primeira, com início às 19h30, dura cerca de duas horas e meia.

Não são do Porto, constituem o serão temático do canal Arte, a provar que os dragões existem no panteão do Maravilhoso. "Willow" (19h40) é o universo de um profeta, uma princesa, vários anões e um dragão de duas cabeças. Depois (21h45) descobre-se o Museu dos Dragões, colecção de Willem Heurtz, que toda a vida acumulou provas da existência de dragões... Uma visita ao seu imaginário, na companhia de artistas e cientistas.

SEGUNDA-FEIRA, 5

Em cem anos, a roupa interior evoluiu da peça única, grossa e incómoda, que aprisionava os movimentos, até à lingerie confortável e sexy, como a que mostrava, com escândalo, a então teenager Brigitte Bardot (na foto), e desenvolveram-se materiais ao ponto de facilitarem performances desportivas e evitarem maus cheiros. Uma indústria de 15 mil milhões de dólares. No Canal de História, às 15h e às 23h.

No Discovery Civilization, uma série de documentários que rematam o desfile de obras em torno dos pontos de vista sobre Cristo na Terra: 14h36, "Em Busca do Santo Graal"; 15h24, "A Vida Desconhecida de Jesus"; 16h12, "A Cripta Familiar de Jesus"; 17h48, Conspirações, "A História Secreta de Jesus"; 18h36, "Detectives do Passado: Os Três Reis Magos".

Do mestre da animação japonesa, herdeiro dos gravuristas clássicos da civilização nipónica, uma retrospectiva com seis filmes até dia 22. Senhor de uma riqueza imaginativa e de criatividade gráfica extasiante, Hayao Miyazaki pulverizou os recordes de entradas no seu país, em Julho de 2001, com as duas horas de "A Viagem de Chihiro", que o Arte apresenta hoje, às 19h35.

Expoente do fenómeno grunge, os Nirvana tiveram fama mundial e movimentaram multidões. A pressão de ser ídolo de uma geração foi demasiada para o seu líder, Kurt Cobain? O que aconteceu no dia 5 de Abril de 1994, em que foi encontrado morto? No Biography, às 22h.

TERÇA-FEIRA, 6

Num momento em que não é a forma do golfista que está em alta nas parangonas dos jornais e televisões do mundo, o Biography aposta na apresentação da sua vida (21h). É considerado o desportista da década nos Estados Unidos, e não é o descaso da sua vida íntima que mudará tal circunstância para a história do desporto. A fome de escândalo que move certa imprensa e certos públicos pode fazer eclipsar para sempre um bom profissional? Tudo isto num documentário sobre o primeiro desportista bilionário da História, dois dias antes do seu regresso aos campos de golfe.

Integrado num ciclo de três dias dedicado à actriz, o TVC2 apresenta "Orgulho e Preconceito" (21h30), magistral adaptação da obra literária de Jane Austen que valeu a Keira a nomeação para o Óscar de Melhor Actriz. Mas o filme, realizado pelo jovem Joe Wright - tinha 33 anos ao tempo da rodagem -, tem muito mais que se veja, desde uma fotografia superior a movimentos de câmara soberbos (vários planos-sequência muito bem movimentados). É sempre tempo de percorrer a história, passada no fim do século XVIII, em torno da atitude digna de uma mulher que repudia os avanços de um aristocrata que ela desconsidera. Um amor que começa no ódio. Amanhã passa "A Duquesa" e no dia 8 "No Limite do Amor".

A banda de rock com mais longevidade tem uma trajectória profissional épica, a que não fica atrás uma vida social ímpar. Já venderam mais de 500 milhões de discos, as suas tournées esgotam todos os concertos, e ninguém esquecerá que tiveram oito álbuns consecutivos no top dos EUA. O Biography dá início (22h) a uma série sobre grandes bandas britânicas com um especial sobre o "maior espectáculo ao vivo do mundo".

QUARTA-FEIRA, 7

Concerto realizado em 2001 para assinalar os 100 anos do passamento de Verdi. A Orquestra Filarmónica de Berlim foi conduzida pelo maestro Claudio Abbado (na foto), intervindo também o Coro da Rádio Sueca e o Orfeon Donostiarra, de San Sebastian. A "Missa de Requiem" é uma composição para um cenário fúnebre. A sua primeira apresentação foi em Maio de 1874. Verdi compô-la para homenagear o poeta Manzoni, que muito admirava, no primeiro aniversário da sua morte. Por isso também se chama "Requiem de Manzoni". Foi feita para ser interpretada por uma grande orquestra e conta com um quarteto de cantores solistas sobressaindo num coro duplo. Entre os contrastes dramáticos que Verdi sempre empregava, aqui destaca-se "Dies Irae", que marca ciclicamente a obra. Mezzo, 19h30.

No Fox, às 22h30, segunda temporada de "Lie to Me" (na foto): a verdade e a mentira no eixo da acção, inspirada no caso real de um homem que detecta a mentira a partir de gestos e expressões faciais. No FX, às 22h, sexta temporada de "O Escritório": episódio duplo, sobre a vida num escritório tradicional dos EUA, uma das séries de comédia mais famosas dos últimos anos, vencedora de vários Emmy. No Fox Crime, às 22h15, início da oitava temporada de "24", série de suspense que já foi nomeada 68 vezes para os Emmy, tendo ganho na categoria de Melhor Série Dramática em 2006: evitar um atentado numa conferência de paz entre o Presidente dos EUA e um líder do Médio Oriente mobiliza muitos agentes, entre os quais Jack Bauer (Kiefer Sutherland, sete vezes nomeado para os Emmy nas últimas sete temporadas, tendo ganho uma vez).

QUINTA-FEIRA, 8

Não é a única série que usa como cenário o ambiente hospitalar, mas "Anatomia de Grey" (início da sexta temporada no Fox Life, quintas, 21h25) tem uma legião de incondicionais espectadores, que não perdem os dramas e a vida dos profissionais do Hospital Grace, de Seattle. Primeiro, o espírito de competição, onde parecem impor-se os 'predadores', com batalhas, traições, paixões, azares, segredos, problemas profissionais e enganos de diagnóstico... Entre sobrevivências e mortes, entre grandes feitos e terríveis enganos, a vida neste hospital americano mais parece a de um hospital de campanha em plena guerra.

Mais uma obra emblemática da animação japonesa, este trabalho de Miyazaki (ver destaque de segunda-feira) tornou-se num filme de culto em todo o mundo. Verdadeiro hino à Natureza, o seu lado mágico impregnado de uma simbologia religiosa aproxima os espectadores das duas meninas que se instalam com o pai numa casa de campo para poderem ficar mais próximo do hospital onde está a mãe. Os espíritos da floresta, os Tororos, vão entrar em cena! Os observadores indicam referências manifestas à obra de Lewis Carrol "Alice no País das Maravilhas". Arte, 19h35.

O Biography Channel continua a programação da interessante série "Luzes, Câmara...", que aborda o lado oculto do cinema e onde se observam os bastidores nos seus aspectos mais inesperados. O documentário de hoje é sobre as adaptações de obras literárias a guiões audiovisuais. Realizadores, actores e escritores falam das suas experiências na transposição de um livro para o cinema. Trata-se de uma arte com aspectos práticos complexos, que tanto podem levar uma adaptação ao êxito como ao falhanço absoluto. Às 21h30.

SEXTA-FEIRA, 9

"Cougar Town" é como se fosse uma comunidade de divorciados em busca de companhia e atenção. Esta comédia sexy tem estreia exclusiva no SET e ocupará, às sextas (21h50), o espaço Noite de Comédia. Courtney Cox dá corpo à personagem Jules, divorciada e com um filho, que embarca na aventura de novos relacionamentos numa fase da vida em que as pessoas se habituaram a só constatar o seu envelhecimento. A cultura generalista tece encómios à beleza e à juventude e desdenha a maturidade e os sentimentos sólidos, mas a nova série chama a atenção para o facto de ninguém ser demasiado velho para deixar de lado expectativas e novas vivências.

Michel de Nostredame, francês da Provença, viveu na primeira metade do século XVI. Era médico e, por natural extensão, à altura, praticante de alquimia. Ficou famoso pelas suas supostas capacidades adivinhatórias. O seu livro de "Profecias" marcou o século seguinte, e muitos foram os que tentaram enriquecer editando falsos livros seus. Dando 2012 como sendo o ano das modificações radicais no nosso planeta, quiçá da sua destruição, faz com que muitos levem a sério essas palavras sobre o juízo final, que se foram propagando em vários recantos da Terra e pelas mais díspares culturas. O documentário das 21h faz parte de um especial sobre "O Fim do Mundo".

O original e as réplicas de "Pesadelo em Elm Street" (1984), narrativas de culto para os apreciadores. Freddy Krueger é uma figura carismática dos filmes de terror. Provoca uma onde de pânico entre jovens que sonham com o serial killer. Através desses pesadelos, o fantasma do psicopata aterroriza e arrepia os espectadores. No TVC 3, às 22h. Amanhã e depois, as sequelas de 1985 e 87.