Na costa de São Tomé existe um bar e uma bebida que o torna um lugar incontornável para quem quer conhecer o verdadeiro calor africano. De aspecto pouco convidativo, o Pilolo Atómico é apenas um líquido castanho numa garrafa transparente. Apesar desta aparente humildade etílica, o Pilolo que quer dizer pénis , esconde toda uma pujança, que segundo Maria João Pombo, a dona do bar, já é falado pelo Presidente Fradique de Menezes.
Maria João também não esconde os segredos desta bebida. É feita de uma mistura de um brandy local com cascas de árvores, aproveitando para realçar o sabor amargo da mesma. Nós também o saboreamos com coisas como canela porque é muito amargo, confessa, acrescentando: Aqui, em São Tomé, dizem que é afrodisíaco.
Ganhar formaMaria João está na ilha africana há cinco anos e começou a servir esta bebida há um e meio, depois de descobrir tratar-se da invenção erótica local. Após alguns melhoramentos, a bebida ganhou finalmente forma, e claro, conteúdo. Eu sabia que as pessoas aqui comiam cascas de plantas e engoliam-nas com o que chamavam de ´bebida quente´, estava prestes a nascer um novo néctar. Decidi então combinar os ingredientes e colocá-los numa garrafa". O resto é história São-Tomense.
Antes de Maria misturar tudo e dar-lhe o nome de pilolo, já a bebida era consumida, embora para outros fins, para além do lúdico. As pessoas comiam as cascas de árvores para curar dores no estômago e hérnias, ou ainda para terem forças para caminhar quilómetros sem comer ou beber mais nada.
Impedida de registar o nomeA dona do bar que baptizou a bebida por sugestão de alguns amigos, confessa que não sabia exactamente o que significava a palavra pilolo. Foi quando decidiu registar o nome que descobriu o seu significado fálico. Depois da bebida ter começado a tornar-se popular, decidi registar o nome e o produto mas não deixaram. Foi então que descobri que pilolo significava pénis".
Como em tudo na vida, existem sempre os detratores e o caso do pilolo não foge à regra. Os mais críticos teimam em apontar que a popularidade do cocktail se deve unicamente ao seu nome polémico.
Os bebedores mais assíduos defendem a menina dos seus olhos e refutam todos os ataques ao seu néctar predilecto. Quando bebo apenas um copo de pilolo, eu sinto-me forte durante 12 horas. Acredite, realmente funciona", diz o cliente Miguel. Mas não se pense que o Pilolo Atómico é bebida exclusiva do sexo masculino, as mulheres também não desdenham os seus efeitos afrodisíacos. É fantástico, muito melhor do que a pílula azul, diz Alexia, uma fã da bebida, numa referência ao Viagra.
Ainda há outros clientes que defendem o primeiro estranha-se, depois entranha-se, acreditando que o sabor poderá ser melhor apreciado com o tempo pois tem um gosto sujo, afirma Bibi.
Num continente onde a sida reclama largos milhões de infectados, esta bebida poderia ser o gatilho que levaria a mais algumas tragédias humanas, mas até aí Maria João esteve na vanguarda. Por cada pénis ou pilolo engolido, o bar oferece um preservativo. Para que nem todas as histórias se tornem uma estatística.