Lusofonia

Ligações aéreas afectadas pela poeira do deserto

Os aeroportos mais afectados nas últimas horas pelo fenómeno conhecido como bruma seca são os de São Vicente e os internacionais do Sal e da Cidade da Praia.

A companhia aérea cabo-verdiana, TACV (Transportes Aéreos de Cabo-Verde) não informou ainda qual número de voos afectados com atrasos ou cancelados, mas admite que são vários os "constrangimentos" provocados por este fenómeno meteorológico conhecido localmente como bruma seca.

Os aeroportos mais afectados nas últimas horas são os de São Vicente e os internacionais do Sal e da Cidade da Praia. Em São Vicente, ilha localizada no norte do arquipélago, centenas de passageiros com ligações nacionais e internacionais foram já afectados.

Segundo fonte dos TACV contactada pela Lusa no aeroporto de São Vicente, parte das centenas de passageiros que aguardavam pela ligação ao aeroporto internacional do Sal, com voos para a Europa e Américas, foram, na noite de quinta para sexta-feira, transportados de barco devido à impossibilidade de realização de voos.

Durante a manhã de hoje, centenas de passageiros concentravam-se ainda nos escritórios dos TACV na Cidade do Mindelo e no aeroporto de São Jorge para obter informações sobre os voos.

Uma passageira com voo marcado há dois dias para a Cidade da raia contou à Lusa que aguardou cerca de cinco horas  nas instalações da companhia aérea no Mindelo "só para obter uma informação" sobre o voo.

Também no aeroporto da Praia, na capital do país, na ilha de Santiago, os atrasos têm sido significativos, embora os TACV garantam que durante o dia de hoje a situação tenda a normalizar-se e, na quinta-feira tenham mesmo sido realizados alguns voos, nomeadamente os internacionais.

A bruma seca é um fenómeno que atinge ciclicamente Cabo-Verde, sendo as areias do deserto do Saara levadas pelos ventos, formando uma espessa nuvem de poeira na atmosfera.

Segundo informações prestadas pelo Instituto de Meteorologia de Cabo-Verde, o fenómeno tende a diminuir de intensidade nas próximas horas.