Atualidade / Arquivo

Valença: Utentes desocuparam centro de saúde

Apesar de terem desocupado o centro de saúde de Valença, os utentes têm previstas para hoje novas acções de protesto contra o encerramento do serviço nocturno. 

Os utentes do centro de saúde de Valença desocuparam as instalações da unidade, após ali terem permanecido desde as 21:00 de domingo, em protesto contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP). No entanto, e segundo Carlos Natal, porta-voz da comissão de utentes, a luta pelo funcionamento do SAP 24 horas por dia será para levar "até ao fim".

Para hoje está marcada a montagem de um hospital de campanha, uma iniciativa da comissão de utentes, da Câmara de Valença e da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, que funcionará 24 horas por dia.

O funcionamento será assegurado por médicos, enfermeiros e auxiliares de uma forma voluntária e gratuita.

Ao fim da tarde terá lugar mais uma marcha lenta de protesto que, a exemplo do que aconteceu na segunda feira, poderá voltar a bloquear o trânsito na ponte internacional sobre o rio Minho que liga Valença a Tui, na Galiza, Espanha.

O SAP do centro de saúde de Valença foi encerrado definitivamente à meia noite de domingo, sendo substituído por uma consulta aberta que funciona das 8h00 às 00h00.

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

Clique para ler a Nota da Direcção do Expresso sobre o novo Acordo Ortográfico.