Um avião despistou-se esta madrugada em São Paulo provocando a morte das 180 pessoas que levava a bordo. Entre os passageiros encontrava-se um cidadão português.
O avião da TAM derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e colidiu com um edifício desta companhia aérea. A aeronave, um Airbus A320, partiu de Porto Alegre às 17h16 de ontem e chegou a São Paulo às 18h45 (hora brasileira).
As autoridades admitem que todos os 180 passageiros e tripulantes do avião morreram quando este se despistou, sendo já considerado o pior acidente aéreo em terras brasileiras. De acordo com o jornal 'Globo', o governador de São Paulo, José Serra, anunciou que não havia esperanças de encontrar sobreviventes, uma vez que a temperatura no interior dos destroços atingiu os 1000 graus centígrados.
Segundo o mais recente levantamento feito pela companhia aérea, estão também desaparecidos quatro funcionários que se encontravam no terminal de cargas quando se deu o acidente, enquanto uma outra funcionária que tinha sido resgatada do local acabou por morrer no hospital. O presidente Lula da Silva já decretou luto oficial de três dias no país em memória das vítimas do acidente.
Um português envolvidoDe acordo com a TAM havia um cidadão português entre os passageiros. O gabinete de imprensa da companhia aérea já foi contactado por familiares do cidadão português e pelo Consulado de Portugal em S. Paulo a quem confirmaram que este tinha embarcado no Airbus A320.
A Secretaria de Estado das Comunidades disponibilizou um número de telefone especial para os portugueses que receiem que familiares seus figurem entre as vítimas do acidente aéreo possam obter informações. O número de telefone é 961.50.95.79.
A TAM também já activou um Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou um número de telefone gratuito para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes do voo.