Atualidade / Arquivo

Turquia levanta veto a filme com Charles Bronson

Quarenta anos depois, a Turquia levantou o veto ao filme "You can't win Em All", com Charles Bronson e Tony Curtis, censurado por alegada ofensa ao estado turco depois de falsa denúncia feita por um jornalista. (Veja no final do texto vídeo colocado no YouTube)

Maria Luiza Rolim (www.expresso.pt)

Afinal, o filme "You can't win Em All" não ofende o estado turco e não continuaá a ser proibido no país. O Governo levantou o veto 40 anos depois, por admitir que... houve um engano, não existindo, ao contrário do que se acreditou durante décadas, qualquer crítica a Ataturk, o fundador da moderna República da Turquia.

Na verdade, o filme - que foi objeto de calúnia por parte de um jornalista, e por isso proibido - não passa de um pastiche de aventuras e ação ao estilo hollywoodiano dos anos 70. A história gira em torno da união de dois soldados norte-americanos - interpretados pelos atores Charles Bronson e Tony Curtis, já falecidos - que se unem a um grupo de mercenários turcos durante a missão de escoltar as três filhas e o ouro de um governador da Anatolia.

Filme rodado na Turquia

O filme, uma superprodução que custou 33 milhões de dólares, foi rodado inteiramente na Turquia, e o general Ataturk ocupa apenas alguns minutos da película.

Segundo Salih Guney e Fikret Hakas, dois atores turcos que participam de "You can't win Em All", tudo se passou porque um jornalista, a quem não quiseram dar uma entrevista, encarregou-se de espalhar o boato de que Ataturk era apresentado como um vilão.

Esta não foi o único filme de Hollywwood censurado na Turquia. "O Expresso da Meia-Noite"- que conta a história de um jovem preso em Estambul por narcotráfico - esteve proibido até 1993.

De acordo com o jornal "El País", há anos que Hollywood tenta fazer um filme sobre Ataturk e a guerra da independência turca. Recentemente, atores como Antonio Banderas e Daniel Craig manisfestaram-se interessados no projeto.