Atualidade / Arquivo

Soares: 5 de outubro é tão sagrado como o 25 de abril

"Em Portugal a maior parte da população é republicana", argumenta Mário Soares.

29-11-2011

O ex-Presidente da República Mário Soares afirmou hoje que o feriado do 5 de outubro é tão "sagrado" para os portugueses como o 25 de abril e defendeu a sua manutenção.

"Em Portugal a maior parte da população é republicana. Eles [os portugueses] não gostaram dessa ideia e eu também não", afirmou o antigo Chefe de Estado, que falava à Agência Lusa à margem de uma cerimónia de homenagem aos docentes demitidos durante o Estado Novo.

A diminuição do número de feriados em Portugal tem sido recentemente discutida, tendo o Governo apresentado na segunda-feira aos parceiros sociais, em sede de Concertação Social, a eliminação dos feriados de 15 de agosto, o dia de Corpo de Deus (móvel), 5 de outubro e 1 de dezembro.