Sabe o que é triscaidecafobia? E parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia, já ouviu falar?
Pois bem, tome nota: a triscaidecafobia é o medo irracional pelo número 13; arascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia é o medo, mais concreto, das sextas-feiras 13.
Hoje, 13 de Agosto e... sexta-feira, é mais um dia de pesadelo para muita gente que acredita que este é um dia de azar.
Mas de onde vem esta superstição? A pergunta continua a ser feita por muitos à escala global e são várias as explicações que surgem.
Teorias e explicações
Segundo uma lenda nórdica, a deusa do amor e da beleza, Friga (mesmo radical da palavra friday, sexta-feira), depois de muitas tribos nórdicas se terem convertido ao cristianismo foi considerada bruxa e começou a reunir-se todas as sextas-feiras com onze bruxas e o próprio demónio, num total de treze pessoas.
Outra teoria vem do século XIV, quando o rei de França Filipe IV resolveu retirar o poder e exterminar a ordem dos Templários, prendendo, torturando e executando os cavaleiros. Tudo isto terá acontecido numa sexta-feira 13.
Outra razão ainda, de teor mais cristão, é o facto de Jesus ter sido cruxificado a uma sexta-feira e a última ceia ter reunido à mesa 13 pessoas (Jesus e os 12 apóstolos).
Mas nem todas as superstições em relação ao número 13 são negativas. Há quem o veja como um elemento de sorte, nomeadamente porque a adição dos algarismos que o compõem (1+3) dá 4, um número considerado símbolo de sorte.
Fonte de inspiração
De sorte ou azar, toda a mística do 13 e das sextas-feiras 13, em particular, atraiem as atenções de muita gente e já foram utilizadas como inspiração.
Na música, temos os exemplos do álbum dos Maroon 5, "Live - Friday the 13th", e dos portugueses Xutos e Pontapés, com a música 'Sexta-feira 13' (veja o vídeo no final do texto).
Também no cinema esta data foi mote para vários filmes e sequelas todos com o mesmo nome, "Friday, 13th" (ver trailer no final do texto).