Atualidade / Arquivo

Presidente da República recebe Medalha de Ouro do Funchal

Na sessão solene Cavaco elogiou o desenvolvimento da capital madeirense e ouviu críticas às políticas centralistas.

Sara Moura, na Madeira

O Presidente da República (PR) recebeu hoje a Medalha de Ouro da cidade do Funchal, no segundo dia da visita oficial à Madeira, quase exclusivamente dedicado às Comemorações do V Centenário da capital madeirense. Na sessão solene, que decorreu na Câmara Municipal do Funchal (CMF), Cavaco Silva agradeceu o gesto considerando-o uma homenagem não só à figura do chefe de Estado mas também a todos os portugueses.

Foi mais uma chuva de elogios da parte de Cavaco que aproveitou para realçar a vitalidade da sociedade madeirense, o espírito de aventura dos empresários, e o empenho das autoridades regionais. Já Miguel Albuquerque, autarca do Funchal, retribuiu os elogios, realçando a "incontornável dimensão de estadista" do PR, mas aproveitou para mandar alguns recados ao Governo da República pelas injustiças cometidas e para realçar a importância da autonomia.

A história do Funchal, disse, foi marcada por uma capacidade de resistência heróica contra as injustiças e os esquecimentos que o percurso centralista do País tantas vezes gerou. "A autonomia forçou a que os madeirenses e funchalenses começassem a beneficiar dos seus próprios recursos, e da distribuição mais justa dos recursos nacionais e europeus", continuou Albuquerque, ressalvando que a Madeira orgulha-se de ser parte integrante do País. "Somos Pátria que não é imposição nem subjugação de uns portugueses a outros portugueses, mas construção quotidiano comum; Pátria que não é uniformidade acéfala mas afirmação solidária da diferença".

É esta Pátria que Cavaco Silva voltou a dizer querer conhecer nos próximos dias. "Quero conhecer de perto o muito que tem sido feito nesta Região" e acrescentou ser também seu propósito "conhecer melhor a ambição dos madeirenses". E, numa cidade com 500 anos de história, o PR enalteceu o trabalho das autoridades locais na defesa do património histórico-cultural, um dos principais estandartes da sua presidência. "Respeitar e valorizar esse longo passado é hoje obrigação de memória" defendeu, acrescentando que a preocupação com a a salvaguarda do património nacional o tem levado a diversos pontos do país.

Esta tarde, decerto sem o património na agenda, o Chefe de Estado recebe em audiência o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim. O encontro que decorre na representação da República na Madeira, no Palácio de São Lourenço, deverá servir para Jardim expor as suas preocupações em relação ao executivo liderado por José Sócrates, esperando-se de Cavaco uma actuação mediadora entre os governos, tendo em conta o discurso dos últimos dias. Quarta-feira é a vez dos partidos da oposição serem recebidos por Cavaco Silva, mas desta vez o PR optou por uma forma pouco institucional, concedendo as audiências na unidade hoteleira onde está hospedado.

12:00 horas Sessão Solene Comemorativa dos 500 Anos da Cidade do Funchal - Salão Nobre

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Funchal

Entrega da Chave da Cidade do Funchal ao Presidente da República

Alocução do Presidente da República

12:20 horas Fim da Sessão Solene

12:25 horas Lançamento da emissão nacional de selos comemorativos - Sala Amarela