Atualidade / Arquivo

Presidenciais: MAI vai ao Parlamento na sexta-feira

O ministro da Administração Interna estará na comissão de Assuntos Constitucionais na sexta-feira, para explicar problemas verificados nas eleições com o cartão do cidadão. Clique para visitar o dossiê Presidenciais 2011

O ministro da Administração Interna estará na comissão de Assuntos Constitucionais na sexta-feira, mas os deputados da oposição exigiram hoje aceder antes e "atempadamente" ao relatório sobre os problemas verificados nas eleições com os portadores de cartão do cidadão.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ PRESIDENCIAIS 2011

PSD, CDS-PP, BE e PCP insistiram na necessidade de acederem ao relatório antes da audição de Rui Pereira.

A audição do ministro foi hoje marcada para sexta-feira às 14h30 na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, tendo o seu presidente, o deputado socialista Osvaldo de Castro, pedido ao ministro da Administração Interna, através do ministro dos Assuntos Parlamentares, o envio ao Parlamento do relatório elaborado pela Universidade do Minho.

"Acho que o relatório é absolutamente imprescindível, pedi-o com a máxima urgência, mas não o posso garantir", respondeu Osvaldo de Castro.  O presidente da comissão afirmou que, independentemente das "diligências" que já fez, irá "dar conta, pelo menos ao ministro dos Assuntos Parlamentares, que há este clamor de exigência do relatório".

Pedro Silva Pereira também vai ser ouvido

A comissão de Assuntos Constitucionais aprovou ainda um requerimento apresentado pelo PCP para que o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira, seja ouvido sobre os problemas relacionados com o cartão do cidadão.

A comissão aprovou, com a abstenção dos deputados do PS, a audição a Pedro Silva Pereira.

O deputado comunista António Filipe defendeu que os problemas registados com os portadores do cartão do cidadão no dia das eleições presidenciais "nasceram com a forma como se decidiu lançar o cartão do cidadão e como o cartão teria implicações na base de dados do recenseamento eleitoral".